quarta-feira, 24 de novembro de 2010

NOTÍCIAS - Desenvolvimento
24/Nov/2010
MATÉRIA:
Governador inaugura escola e visita mineradora em Brumado
Território do Sertão Produtivo, no sudoeste baiano, a 654 quilômetros de Salvador, o município de Brumado, conhecido como ‘a capital do minério’, ganhou, nesta quarta-feira (24), a unidade escolar de tempo integral Professor Ayrton Viana Silva.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Jaques Wagner, que descerrou a placa junto com o prefeito do município de Brumado, Eduardo Vasconcelos.
Com capacidade para 500 alunos, esta é a quarta unidade de ensino em tempo integral do município. Além do ensino regular, a escola dispõe de brinquedoteca, sala de informática, refeitório, biblioteca e vai oferecer aulas de teatro, canto e capoeira.
Os estudantes do ensino fundamental da rede pública vão usufruir de todas as atividades das 7h às 17h.
Escola Parque “É obrigação dos gestores públicos cuidar e preparar as nossas crianças para um futuro melhor. Até mais rápido do que a média baiana, Brumado evoluiu muito nesses últimos quatro anos”, disse o governador. Jaques Wagner declarou ainda que o equipamento escolar é sinônimo do cuidado com os gastos públicos, já que o montante aplicado na obra (em torno de R$ 800 mil) foi muito abaixo da média do metro quadrado construído em outros locais.
Foram investidos cerca de R$ 800 mil com recursos próprios do município. “São 2,5 mil metros quadrados, com 22 salas de aula para crianças carentes. A concepção é da Escola Parque, de Anísio Teixeira. Essa ação vai consolidar uma base sustentável para o futuro da cidade”, explica o prefeito.
Magnesita
Após a inauguração, o governador seguiu para a Mina Pedra Preta, maior mineradora de magnesita do mundo, localizada na Vila Catiboaba, onde visitou três frentes de extração de minério.
Na oportunidade, Jaques Wagner se reuniu com o diretor da unidade de matéria-prima, Maurício Pinho, e com o diretor financeiro, Flávio Barbosa, para discutir projetos futuros entre a empresa e o governo.A empresa é privada, de capital misto, dedicada à mineração, produção e comercialização de extensa linha de materiais refratários (revestimentos de fornos de indústria siderúrgica e fabricação de vidros).
Brasil é o oitavo no ranking em produção de magnesita – carbonato de magnésio, que, do ponto de vista econômico, é a principal fonte de extração do magnésio.
Sendo produzida apenas no Nordeste.
Com sede em Brumado, a multinacional atua em quatro continentes, emprega cerca de oito mil funcionários e ocupa o terceiro lugar no ranking dos maiores produtores de refratários do mundo.
Possui, atualmente, 75% de participação do mercado de aço refratário e 90% nos segmentos de cimentos refratários no Brasil. A capacidade de produção da empresa supera 1,4 milhão de toneladas por ano. A produção de talco e óxido de magnésio está concentrada na unidade de Brumado, onde trabalham 460 funcionários.
Texto:AGECOM

Nenhum comentário: