sábado, 20 de novembro de 2010


Ferrovia pode ajudar a atrair indústrias

Fonte:A Tribuna da Bahia
Foto: Google
Começa a entrar nos trilhos o anel ferroviário de Camaçari, com a assinatura do início das obras na próxima segunda-feira (22), e prazo de conclusão estimado em um ano e meio. Essa era uma antiga reivindicação das indústrias do polo industrial localizado na região, que hoje abriga 90 empresas, e que agora terão uma melhor logística no transporte dos produtos entre o Polo e a Porto de Aratu, bem como vai possibilitar que muitas delas possam ampliar ou duplicar suas plantas.
A obra também pode ser um importante elemento na definição da Braskem, do Grupo Odebrecht, para a implantação de uma fábrica de propeno verde, investimento de US$ 100 milhões no Pólo de Camaçari. A empresa trabalha para concluir e aprovar no próximo ano os estudos de engenharia básica, seguindo-se a construção da planta programada para operar no fim de 2013.
O Superintendente do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari, Cofic, Mauro Guimarães Pereira, disse que o transporte de produtos perigosos, como também o de pessoal, ganha mais segurança, além da redução de custos que as indústrias vão obter, em razão do encurtamento da distância entre o Polo e o Porto, “antes tínhamos 29km, agora passaremos a ter 22km”.
Ele também ressaltou que o anel ferroviário possibilita a atração de novos investimentos industriais para o Polo, além de tornar mais competitivo o complexo com a redução dos custos de transporte tanto na aquisição de matéria-prima, como também na venda dos produtos.
Responsável por 30% do Produto Interno Bruto da Bahia, PIB, o Polo abriga não apenas petroquímicas, mas, além disso, outras empresas, como o complexo Ford, Indústrias de Celulose, bebidas, fibras e cobre.
Em junho de 2008, segundo Pereira, o Cofic entregou ao governo do estado uma carta contendo uma série de reivindicações para torná-lo mais eficiente. “ Um das nossas preocupações é com a questão tributária, e o que pleiteamos é isonomia com os benefícios concedidos por outros estados, a exemplo de São Paulo e Pernambuco”.

Nenhum comentário: