terça-feira, 23 de novembro de 2010

Posse do novo Secretário de Saúde de Ilhéus.

A posse oficial do novo Secretário de Saúde de Ilhéus, o médico sanitarista Jorge Arouca foi realizada às 10h30min h de hoje (22) no Palácio Paranaguá.
O cerimonial da solenidade chamou à mesa dos trabalhos o Dr. Jorge Arouca, o Prefeito Newton Lima, Dr. Jorge Solla Secretario de Saúde do Estado, o eleito Deputado Federal Josias Gomes, o Vice-Prefeito Dr. Mário Alexandre, o Coronel Jorge Batista, a Vereadora Carmelita e posteriormente a Secretária interina da Saúde Petruska Ferraz.
Compareceu a solenidade Vereadores, Secretários, toda a direção do HGLVF, o ex-gestor da Saúde Dr. Antonio Rabat, funcionários do referido órgão, diretores da 6ª e 7ª Dires, e representantes da sociedade local.
Usou da palavra o novo Secretário, o Prefeito Newton Lima, o eleito Deputado Federal Josias Gomes e encerrando os trabalhos o Dr. Jorge Solla.

Como pontos de destaques o pronunciamento de Dr. Jorge Arouca foi de otimismo e deixou claro que pretende desenvolver um trabalho dentro da ética, buscando diminuir diferenças sociais e com planejamento envolver a própria sociedade e fazer funcionar a Secretaria Municipal de Saúde e para tanto contaria com o apoio do Prefeito e muito principalmente da Secretaria de Saúde do Estado, através de seu Secretário Dr. Jorge Solla.

No uso da palavra Dr. Jorge Solla, lembrou que apesar de todas as dificuldades financeiras e da situação encontrada na saúde originada dos governos anteriores, o governo Wagner tinha obtido grandes resultados com a construção de cinco novos hospitais (899 leitos e 130 UTIS) e está construindo o sexto que será entregue ao uso público no próximo ano; e dentre as várias ações, construiu UPAS, ampliou em muito o atendimento do SAMU – 192; fizeram funcionar o pioneiro programa de Internação Domiciliar, a Saúde em Movimento fez uma verdadeira revolução do bem no estado; a Farmácia Popular representa o 2º estado em quantidade no Brasil: reformou, ampliou vários outros hospitais, inclusive o HGLVF, realmente um trabalho que envolveu ação de qualidade para os habitantes da Bahia.
Elogiou a forma de atuação do HGLVF em atendimento além de suas responsabilidades e especificações a população do município e de outros da região.
Comentou da ajuda que o estado vem dando ao Hospital de Base de Itabuna, que não pertence à rede estadual e que inclusive pela complexidade de seus constantes problemas seria melhor que ele fosse estadualizado, o que permitiria um melhor controle, uma revitalização e até uma requalificação que permitiria a redução de custos, daria uma maior agilidade a gestão administrativa e consequentemente seria mais fácil para a solução de seus atuais e grandes problemas.
O Dr. Jorge Solla fez a entrega ao Prefeito Newton Lima das chaves de uma nova ambulância e além dessa ajuda inicial o estado ajudará com o envio de materiais necessários ao bom funcionamento dos postos de saúde do município, os quais serão reformados e disponibilizou a contratação de agentes ao combate a Dengue.
Como lembrete os hospitais construídos pelo governo Wagner ,tendo a frente da secretaria da saúde Dr Jorge Solla foram os seguintes:
Santo Antonio de Jesus ( 136 L e 20 UTIS) – Juazeiro ( 134 L e 20 UTIS) – Irecê (119 L e 20 UTIS) – Subúrbio (230 L e 30UTIS) – Hospital da Criança em Feira de Santana (280L e 40 UTIS). N a reforma do Hospital Geral do Estado (HGE) em Salvador, ganhou gás canalizado, serviço pioneiro no pais em hospitais públicos.
Em 22.11.2010.

Nenhum comentário: