domingo, 21 de novembro de 2010



Papa Bento 16 oficializa 24 novos cardeais; arcebispo brasileiro integra a lista
Fonte>Folha.Com
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O papa Bento 16 proclamou neste sábado, em cerimônia solene, os 24 novos cardeais do Vaticano, entre eles o brasileiro dom Raymundo Damasceno Assis, de 73 anos, arcebispo de Aparecida.
A nomeação dos sacerdotes foi realizada por uma leitura, em latim, no início do consistório, o terceiro do pontificado de Bento 16, celebrado na Basílica de São Pedro.
Neste domingo (21), o papa presidirá ainda na Basílica de São Pedro uma missa solene concelebrada com os novos cardeais, durante a qual lhes entregará o anel cardinalício.
Dos novos cardeais, 20 são eleitores (entre eles o brasileiro) por ter menos de 80 anos, o que significa que podem participar de um eventual conclave para eleger um novo papa.
Nascido no interior de Minas Gerais em 1937, Assis é presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e foi ordenado padre da Igreja Católica no ano de 1968.
Em 1986, foi nomeado bispo auxiliar de Brasília. Desde 2004, ele ocupa o arcebispado de um dos santuários católicos mais importantes do Brasil.
Ao todo, há um brasileiro, um equatoriano, dois americanos, um asiático, quatro africanos e 15 europeus entre os novos cardeais.

Nenhum comentário: