terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ministério dos Transportes

Transportes Agora
23/11/2010 - 15:51
Governo lança obras para retirada de trilhos do centro de Camaçari
O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, autorizou o início das obras de construção da Variante Ferroviária de Camaçari, no dia 22 de novembro.
Com o novo trajeto, os trens de carga deixarão de cruzar o perímetro urbano do Município além de beneficiar outras cidades da região Metropolitana de Salvador, na Bahia.
O novo trecho terá 18,68 quilômetros, ligando a Ferrovia Centro-Atlântica, a partir do Pólo Petroquímico de Camaçari, ao Porto de Aratu.
A obra encurtará o trajeto de acesso à Baia de Todos os Santos, com características técnicas modernas, eliminando a interferência atual do tráfego ferroviário no centro urbano de Camaçari e na região Metropolitana de Salvador, em cidades como Simões Filho e Candeias.
O governo federal investirá R$ 99,6 milhões na obra.
Com a construção do anel ferroviário, o percurso passará de 52 para 23 quilômetros, o que representa uma redução de 29 quilômetros no trajeto.
Na avaliação de Mauro Pereira, superintendente Geral do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), o ganho principal com a redução do percurso entre o Pólo Industrial e o Porto de Aratu é que o Pólo vai se tornar mais competitivo, com a redução dos custos de transporte para adquirir matéria-prima e vender os produtos e, com isso, atrair novos investimentos e gerar mais empregos.
O canteiro de obra ficará instalado no marco zero da linha férrea, precisamente na área das transportadoras do Pólo.
As intervenções devem ser concluídas em um prazo de 540 dias e contará com mão-de-obra local.
Ministério dos Transportes
Assessoria de Comunicação
Fones: (61) 2029-7038/7039

Nenhum comentário: