segunda-feira, 22 de setembro de 2014

WAGNER GARANTE INÍCIO DA OPERAÇÃO DOS NOVOS FERRIES




Entram em operação no próximo domingo, 28, as duas novas embarcações do sistema ferryboat - Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares. A informação foi confirmada pelo governador Jaques Wagner na manhã desta segunda-feira, 22, durante entrevista ao programa Balanço Geral, da TV Record.

Em reportagem publicada pelo A Tarde, a assessoria de comunicação da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (Agerba) afirmou que os ferries estavam em fase de testes e não havia previsão começarem a operar. A cerimônia de inauguração acontece no Terminal de São Joaquim, em Salvador, com a presença do governador, que fará a viagem inaugural com destino à Ilha de Itaparica em uma das embarcações.

O início desses testes, um tipo de operação assistida, se deu na última terça-feira. No dia seguinte, a Agerba divulgou a previsão de que a fase experimental terminaria em quatro ou cinco dias, dando lugar à operação comercial.

Até a tarde deste domingo, 21, no entanto, as duas embarcações sequer haviam sido entregues à Internacional Marítima, concessionária que administra o sistema.
 


Enquanto moradores e frequentadores da Avenida Beira Mar aguardam a conclusão das atrasadas obras da orla da Ribeira pela Prefeitura de Salvador, milhares de pessoas têm concentrado seus momentos de lazer do outro lado da Península de Itapagipe (entre o Saveiro Clube da Bahia e a Igreja da Penha) até a praia do Bogari, trechos totalmente requalificados pelo Governo do Estado.

O tradicional bairro da Cidade Baixa recebeu mais de R$ 6 milhões em investimentos do Governo do Estado e do Ministério do Turismo e, cada vez mais, tem atraído pessoas em busca de um ambiente familiar para a prática de esportes, diante de uma das vistas mais belas da capital baiana.

O trecho entre os clubes do Bogari e Saveiro e a borda marítima do Cais da Ribeira receberam intervenções de urbanização, paisagismo e implantação de equipamentos de lazer e infraestrutura. Todas as obras foram realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

As obras incluíram melhorias no Porto dos Tainheiros, na Praça General Osório, no Largo da Ribeira, na Ponta da Penha, além da Praia da Bogari. Para visitantes e nativos, o clima bucólico é a principal característica do bairro. Em todo o trecho reformado pelo Governo do Estado, foram realizadas melhorias na pavimentação e drenagem, ampliação do calçadão e recuperação de passeios. Além disso, a orla recebeu sinalização e pintura das vias e foi equipada com mobiliário urbano, como bancos e lixeiras, aproveitados pelos soteropolitanos e turistas que visitam a península itapagipana.

No Porto dos Tainheiros e na Ponta da Penha ainda foi instalada uma ciclovia, como incentivo à prática de esportes no local. No Largo da Ribeira, com grande movimentação de pessoas também por conta dos restaurantes e da sorveteria mais famosa de Salvador ainda foi entregue uma quadra poliesportiva. (TB)

Nenhum comentário: