sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Policia Militar

PM atinge marca histórica de 20 mil policiais militares promovidos em oito anos

A marca de 20 mil policiais militares promovidos nos últimos oito anos foi comemorada nesta sexta-feira (19), com uma cerimônia que reuniu concluintes e novos alunos do Curso de Formação Especial para Cabos e Sargentos da Polícia Militar, totalizando, nesta etapa, 1.200 servidores qualificados. O evento, realizado no Hotel Fiesta, em Salvador, contou com as presenças do governador Jaques Wagner, do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante-geral da PM-BA, coronel Alfredo Castro.

O governador destacou que os cursos estão entre as ações da PM baiana para a valorização e reconhecimento do seu efetivo. “As promoções também têm um caráter motivacional para a tropa. Nós enviamos a Lei de Organização para a Assembleia com o objetivo de ampliar as vagas de cabo, sargento e subtenente, exatamente para que o fluxo de promoção dos soldados possa se acelerar”.

Aguardando aprovação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a reforma da Lei de Organização Básica e do Estatuto da PM propõe um novo processo de promoção de praças e oficiais, emancipação do Corpo de Bombeiros, Código de Ética, aposentadoria especial para as policiais militares femininas, criação de novas unidades na PM e no Corpo de Bombeiros.

Dois mil novos soldados

Ainda este ano, outros 5 mil policiais devem ser promovidos através dos cursos e 2 mil novos soldados aprovados em concurso serão convocados. Desde 2007, 13 mil homens e mulheres foram incorporados à tropa, ampliando o efetivo. “Esse momento é histórico dentro da instituição, por agregar toda a valorização dos nosso policiais através de promoções, de remuneração e de equipamentos, o que se reflete em bons serviços”, disse o coronel Castro.

De acordo com o secretário Maurício Barbosa, foram investidos R$ 32 milhões na capacitação de 17.600 praças nos cursos de formação para soldado, cabo, sargento, além da reintrodução das graduações de cabo e subtenente por meio da reestruturação da carreira. “Temos que comemorar todo o investimento feito. Isso simboliza a responsabilidade com a capacitação, a formação e o aperfeiçoamento dos policiais militares”.

Outras medidas implementadas são a recomposição e qualificação da corporação, além de ações de modernização de segurança pública, com a aquisição de equipamentos de proteção individual, armamentos, novas viaturas e reformas de unidades para oferecer melhores condições de trabalho ao policial militar.

Nenhum comentário: