terça-feira, 23 de setembro de 2014

Porto Sul


ARMANDO AVENA - O PORTO SUL E A FERROVIA OESTE-LESTE


A Licença de Instalação (LI) para a construção do Porto Sul, em Ilhéus, foi  concedida  pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).  Ainda que mais tarde do que o previsto foi um importante passo no sentido de dotar a Bahia de um complexo logístico integrado e de alta competitividade.

A licenca foi concedida e já não era sem tempo. O atraso estava comprometendo o cronograma de projetos importantes como o da Bamin Mineração. Com a concessão da licença as obras podem ser aceleradas, afinal a construção do píer para exportação de minério deve durar pelo menos três anos e o porto como um todo não estará pronto antes de cinco anos.

Além disso, será necessário mais uma licença junto ao Ibama, a licença para operação, o que significa que a construção do porto deve  seguir rigorosamente os parâmetros colocados pelo órgão ambiental.

Será um processo longo até a conclusão das obras, afinal, a primeira fase do empreendimento de R$ 5,6 bilhões, vai começar com o processo de desapropriação, reassentamento e instalação de canteiros em terra, por si só já trabalhoso e demorado.

O cronograma de obras do Porto Sul precisa também ser ajustado ao da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), para que não se repita o que aconteceu com as torres de energia eólica, que ficaram prontas antes das linhas de transmissão e assim o projeto ficou paralisado por mais de um ano, gerando enormes prejuízos.

Se os cronogramas do porto e da ferrovia não ficarem prontos corre-se o mesmo risco, ou seja, de ter uma ferrovia pronta e sem funcionar porque o porto ainda está em construção.  Os prejuízos numa situação como essa são grandes.

Vale lembrar também que o licenciamento concedido pelo  Ibama  é válido por seis anos a partir da data de emissão, tempo suficiente para a  conclusão das obras desde que não haja atrasos ou protelamentos.
 
Armando Avena - Bahiaeconômica

Nenhum comentário: