quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Novos veículos são entregues para a Ronda Escolar em Salvador e Lauro de Freitas

Educação

25/09/2014 15:10


O Governo do Estado entregou, nesta quinta-feira (25), em cerimônia no estacionamento da Secretaria da Educação do Estado (Sec), no Centro Administrativo, em Salvador, 15 novos veículos que irão atender à Ronda Escolar. As viaturas foram adquiridas com recursos da ordem de R$ 513 mil, provenientes dos leilões de bens imóveis e de sucatas realizados durante o ano de 2014 pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb).
A Ronda Escolar integra as ações do Programa de Melhoria da Segurança nas Escolas, criado em 2008 pelas secretarias da Educação e de Segurança Pública do Estado. Atua no entorno de 280 escolas da rede estadual de Salvador e Lauro de Freitas, por meio de um trabalho preventivo, de orientação e de mediação de conflitos, incluindo radiopatrulhamento, das 7h às 22h. O telefone da Central de Atendimento é 3116-4830.

Na entrega das chaves, o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, destacou a resposta positiva do projeto por parte da comunidade escolar. “Ao longo dos anos, cada vez mais, o projeto vem ganhando reconhecimento e o respeito da comunidade. Os diretores de Salvador e Região Metropolitana conhecem a Ronda Escolar, e, sempre que necessário, fazem esta mobilização, transformando a ação em um efetivo trabalho de educação e prevenção”, disse. O secretário da Administração, Edelvino Góes, ressaltou a importância da alocação de recursos para a iniciativa. “Esse é um projeto que aproxima a polícia da comunidade, por isso é importante esse esforço e alocar recursos”.

O coordenador da Ronda Escolar, major Cesar Santiago, também destaca os benefícios. “A renovação e ampliação da frota vai incrementar o serviço de policiamento complementar que desenvolvemos, para que possamos atender a comunidade escolar de forma ainda mais eficaz”, disse, destacando que 214 policiais militares fazem um policiamento complementar. “Esses profissionais passam por uma seleção e fazem cursos de mediação de conflito e policiamento comunitário escolar”, afirmou.

Nenhum comentário: