sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Meio Ambiente

Novos comboios de perfuração de poços profundos irão atender comunidades rurais do semiárido baiano

Como parte das ações previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foram adquiridos mais seis novos comboios de perfuratrizes pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia. Os novos equipamentos de alta tecnologia vão ampliar a perfuração de poços tubulares profundos no semiárido baiano, propiciando a implementação de infraestrutura e melhorando a qualidade de vida das comunidades rurais.

A chegada dos equipamentos faz parte de um programa do Ministério da Integração Nacional, que está beneficiando diversos estados nordestinos. Os comboios de perfuratrizes foram repassados à Cerb, por meio do Governo da Bahia. As perfuratrizes vão otimizar o aproveitamento dos recursos hídricos do semiárido baiano, permitindo que o homem do campo possa conviver com os efeitos da seca.

Investimento

De acordo com o presidente da Cerb, Bento Ribeiro Filho, ao todo, foram investidos R$24 milhões, em recursos federais do PAC-Equipamentos, em contrapartida com o Governo da Bahia, para aquisição das seis perfuratrizes. Fazem parte destes comboios sondas de perfuração acopladas a caminhões trucados, guindaste tipo muck , compressores de alta pressão, contêineres para alojamento, carros-pipas, motogeradores, filmadora de poços, ferramental completo, entre outros acessórios.

Para o diretor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Godofredo Correia Lima Júnior, a empresa terá mais agilidade no segmento da perfuração de poços tubulares, aumentando a sua produtividade, além da diminuição nos custos operacionais com a redução de tempo.

“Os comboios de equipamentos, sem dúvida, vão qualificar e reforçar o parque operacional da empresa, que já desenvolve uma tecnologia adequada à realidade de cada região para captação de águas subterrâneas. Além disso, a empresa possui um corpo técnico altamente especializado com ampla experiência adquirida ao longo dos anos no campo da hidrogeologia. A tecnologia desenvolvida pela Cerb tem levado água aos lugares mais distantes da Bahia, transformando a vida das pessoas. Ao longo dos seus 43 anos, a empresa tem avançado com aquisição de equipamentos, implementando novos conceitos, produzindo com eficiência e qualidade”, acrescenta Godofredo Lima.

Nenhum comentário: