quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Terminal Pesqueiro de Ilhéus atinge marca de 130 toneladas de pescado desembarcados

Pesca

23/09/2014 18:31


Entre janeiro e agosto deste ano, cerca de 11 mil pescadores de Ilhéus e região desembarcaram 130 toneladas de pescado no Terminal Pesqueiro Público de Ilhéus. Construído pelo Governo do Estado e inaugurado em novembro de 2012 pelo governador Jaques Wagner o equipamento foi idealizado para estimular a economia local, oferecendo aos pescadores da região e visitantes uma área própria para trabalharem adequadamente.

“O grande volume movimentado é fruto dos serviços oferecidos pelo terminal aos pescadores, como a peixaria para filetagem, beneficiamento da produção, além da venda de gelo e óleo diesel subsidiados. Desta forma, os pescadores diminuem seus custos, aumentam sua produtividade e, consequentemente, sua renda”, explica o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.

Os profissionais da pesca também encontram no espaço um píer de atracação e área para venda dos produtos. “Vale ressaltar o benefício para os consumidores, já que os peixes e camarões saem do terminal com selo de inspeção da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab)”, complementa Cássio Peixoto.
Já uma parceria entre Bahia Pesca, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), e o Ministério da Pesca e Aquicultura, permite aos pescadores abastecerem suas embarcações dentro do TPPI com óleo diesel subsidiado, com desconto de 17% no preço do combustível.

Cadeia produtiva
“Trata-se não só de uma mudança no perfil da pesca e piscicultura na região, mas sim de uma transformação da atividade que, agora, pode ser desenvolvida com base em uma cadeia produtiva fortalecida e muito bem estruturada”, disse o gestor da Bahia Pesca.

Uma das cooperativas do sul do Estado que utiliza as dependências do terminal é a Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e Aquicultura da Calha do Rio de Contas e Região.

“A construção do terminal foi a melhor coisa que já aconteceu para a pesca da Bahia. É um sonho realizado. O pescador atraca, desembarca sua produção, beneficia, compra gelo mais barato, tem local de armazenamento e já vende sua produção diretamente para os consumidores, sem atravessadores. Ainda podemos tomar banho no terminal e deixar o barco atracado, já que tem segurança 24h”, comemora o presidente da Cooperativa, Carlos Mendes.

Cenda garantida
De acordo com ele, desde que o terminal foi criado, 100% da produção tem venda garantida. “Chegou, beneficiou, vendeu. Tem uma indústria que vem regularmente e compra, sozinha, 80% da produção. O resto é vendido para pequenos consumidores ou aproveitado pelo próprio pescador. Não é por acaso. O selo de inspeção garante a qualidade de nossos produtos”, afirma.

“E não são apenas os pescadores de Ilhéus que tem sido beneficiados. Temos pescadores de Canavieiras até Maraú que utilizam o terminal. É um sucesso”, complementa o presidente da Cooperativa.

Nenhum comentário: