segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Secretaria da Educação do Estado reinaugura duas escolas em Cajazeiras

Educação

29/09/2014 17:10

O bairro de Cajazeiras, um dos mais populosos de Salvador, foi contemplado, nesta segunda-feira (29), com a reinauguração dos colégios estaduais Batista Neves e Edvaldo Brandão Correia. As escolas receberam investimentos da ordem de R$ 1 milhão. Os recursos do Tesouro Estadual foram aplicados em reformas gerais, que envolveram reparação da rede elétrica, pintura, esquadrias e aquisição de novos equipamentos para laboratório de informática, entre outras melhorias. Nas duas unidades, as reformas beneficiam mais de 2.700 estudantes dos ensinos fundamental, médio e educação profissional.

A comunidade escolar comemorou a entrega das obras com apresentações musicais e teatrais. O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, destacou, na oportunidade, que uma educação pública de qualidade também passa por um ambiente escolar com boa infraestrutura, na qual todos possam ter condições favoráveis ao processo de ensino e de aprendizagem.

“O fortalecimento da escola, seja na sua estrutura física ou com projetos pedagógicos estruturantes, é o foco do trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação, que tem o objetivo de promover uma educação pública de qualidade. Para isso, temos que cuidar da escola como uma ferramenta fundamental para garantir aos estudantes o direito de aprender. E é por essa juventude que trabalhamos”, disse o secretário, que parabenizou diretores, professores, colaboradores e familiares dos estudantes.

Sala de informática

A diretora do colégio, Firmina Viterbo, destaca que, além das melhorias na infraestrutura, os alunos dispõem de 40 computadores para a sala de informática, dobrando a quantidade de máquinas. “A ação foi muito importante para todos na unidade, que contam com mais motivação para as aulas”, disse a gestora da escola, que atende à comunidade de Cajazeiras há 35 anos.

A estudante Mirella Medeiros, 18 anos, aluna do 4º ano do curso técnico em gestão de negócios, do Colégio Edvaldo Brandão, ressalta a nova estética do local. “Estamos nos sentindo em um ambiente ainda mais bonito, o que nos dá mais empolgação para estudar”, afirmou Mirella.

Salas arejadas e ventiladas

A comunidade escolar também aprovou a reforma no Colégio Estadual Batista Neves. “As salas estão mais arejadas e ventiladas, com pintura nova na parede e banheiros reformados”, destacou Luciene Tavares da Silva, diretora da unidade. Estudantes e pais também vibram com uma nova escola. “As salas estão mais bonitas”, comenta Arthirson Gonzaga da Silva, 14 anos, 8ª série. “Melhorou muito. Foi uma iniciativa louvável. Dá gosto de ver”, reforça José Carlos Reis, pai dos alunos João Carlos e Jamile, ambos da 6ª série.

Nos últimos sete anos, o Estado investiu mais de R$ 499,9 milhões em construção, reforma e manutenção da estrutura física das escolas em toda a Bahia, incluindo unidades em localidades rurais, indígenas e quilombolas. Na última semana, três unidades foram inauguradas: o Colégio Estadual Bernardo Bispo dos Santos, em Valença; o anexo do Colégio Estadual Presidente Médici, no distrito de Roda Velha, no município de São Desidério; e o Colégio Estadual Jane Assis Peixoto, no distrito de Posto do Mato, em Nova Viçosa.

Nenhum comentário: