segunda-feira, 29 de setembro de 2014

UPA e prédio anexo do Hospital Roberto Santos ampliam atendimento aos baianos




O prédio anexo e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), inaugurados na manhã desta segunda-feira (29), vão beneficiar a saúde dos baianos com a ampliação dos atendimentos realizados na unidade. Com capacidade para atender 11 mil pacientes por mês, a UPA 24 horas vai concentrar os atendimentos de urgência e emergência, enquanto no novo Ambulatório de Especialidades, que vai funcionar no prédio anexo, serão realizados 30 mil consultas e quatro mil exames e pequenos procedimentos. Juntas, as duas construções receberam um investimento de R$ 22,2 milhões.

Nas novas instalações onde vão funcionar o novo ambulatório, batizado de José Caires Meira, em homenagem ao ex-presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), também estão instalados a parte administrativa, o setor de ensino e pesquisa, com biblioteca, laboratório, auditório, além de dormitório para residentes.

A cerimônia de inauguração contou com a participação do governador Jaques Wagner, do secretário estadual da Saúde, Washington Couto, e de representantes do setor, além de médicos e funcionários do hospital. Durante o evento, o governador visitou as instalações e afirmou que os novos prédios são resultado de um esforço do governo para a ampliação do atendimento à saúde no estado. "Além de criar novos espaços de atendimento à população, a liberação da área dos setores que foram transferidos do prédio do Hospital Roberto Santos ainda vai permitir a reforma e ampliação também dos atendimentos na unidade". Com a transferência desses serviços para o prédio anexo, foi disponibilizada uma área de 2.400m² para a expansão dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, explicou Wagner.

Prédio anexo

A nova unidade recebeu cerca de R$15,2 milhões de investimentos para a construção de cinco pavimentos que fazem parte do projeto de reforma e ampliação do HGRS para atender cada vez mais baianos. O Roberto Santos é procurado por moradores de todo o estado, uma vez que é referência em procedimentos de alta complexidade e o segundo maior hospital de emergência
da Bahia.


UPA

A UPA 24H tem a expectativa de atender até 350 pessoas por dia nos seis consultório médicos, 26 novos leitos, além das salas específicas para raio-x, aplicação de medicamentos e
laboratório de análises clínicas. A unidade, que vai funcionar 24 horas, todos os dias da semana, tem a capacidade para atender grande parte dos casos de urgência e emergência, contribuindo para diminuir as filas nas unidades hospitalares, resolvendo cerca de 97% dos atendimentos que chegarem à UPA.

Segundo o secretário da Saúde, Washington Couto, a Unidade de Pronto Atendimento não vai apenas ampliar o atendimento do Roberto Santos. "Nessa unidade, as pessoas poderão ser atendidas com mais rapidez e de maneira mais eficaz, recebendo os primeiros cuidados e sendo encaminhados para as instituições mais indicadas para cada caso. Isso diminui também as filas nos hospitais, que vão se concentrar em casos de maior gravidade também com mais eficiência".

HGRS

Atualmente, o hospital já conta com 640 leitos de internação para diversas especialidades, como neurocirurgia, nefrologia, traumatismo raquimedular, traumato-ortopedia, AIDS, gestação de alto risco e gastroenterologia. Além destes, a unidade possui 59 leitos de UTI, sendo 22 adultos, 12 pediátricos e 25 neonatal.

 

Nenhum comentário: