quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Recursos garantem ampliação do sistema de abastecimento de água no litoral norte


A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vai aumentar em 42% a produção do sistema de abastecimento de água (SAA) de Machadinho Norte, no Litoral Norte baiano. O sistema, que também terá a capacidade de distribuição ampliada, atende às localidades situadas na faixa litorânea do município de Camaçari, entre a região de Interlagos e a foz do rio Jacuípe, como Barra do Jacuípe Sul, Recanto dos Pássaros, Arembepe, Coqueiral de Arembepe e Interlagos. Mais de 39 mil pessoas serão beneficiadas.
A obra de ampliação do SAA contará com investimentos da ordem de R$ 39,5 milhões, garantidos por meio de assinatura de contrato de financiamento entre a Embasa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“A ampliação do sistema de Machadinho Norte, além de proporcionar a adequação da oferta de água à demanda atual, vai fazer frente a uma grande expansão do litoral norte, incluindo empreendimentos residenciais e hoteleiros”, explica o diretor de Operação e Expansão da Região Metropolitana de Salvador (RMS), Carlos Ramirez.

Além de estação de tratamento de água, quatro reservatórios, nove estações de bombeamento e cinco travessias, serão implantados 9,2 quilômetros em adutoras, 10,8 quilômetros em redes de distribuição e 1.244 ligações domiciliares. A captação da água de qualidade da bacia sedimentar do São Sebastião/Marizal será realizada por meio de oito poços tubulares profundos.

“Esta obra, unida às ampliações dos sistemas de Machadinho Sul e Barra do Pojuca, faz parte de um conjunto de ações para aumentar o abastecimento no litoral norte e nos municípios de Camaçari e Mata de São João, áreas em franca expansão imobiliária”, completa Ramirez.

Nenhum comentário: