quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Urbanismo


11/12/2014 19:20

Governo do Estado promove melhorias no Centro Antigo de Salvador

Uma série de ações está sendo realizada em 11 bairros da capital, como parte do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador, conduzido pelo Governo do Estado. As ações envolvem a recuperação de vias com projeto de acessibilidade, reforma externa de igrejas, prédios históricos e casarões para uso habitacional, além da manutenção e limpeza constantes do patrimônio que integra o rico conjunto arquitetônico, com destaque para o Centro Histórico de Salvador, área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

O plano foi elaborado e está sendo coordenado pela Diretoria do Centro Antigo de Salvador, da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Dircas/Conder), com a participação da prefeitura e do governo federal, que renovaram recentemente a assinatura de cooperação técnica. Foram definidas 14 propostas gerais de ação voltadas ao Centro Antigo de Salvador (CAS), incluindo o incentivo ao uso habitacional de imóveis da região, assegurando a função social, assim como a qualificação dos espaços culturais e monumentos, além da requalificação da infraestrutura.

As intervenções iniciadas em 2012 estão melhorando o acesso das pessoas a diversos pontos do Centro Histórico e tornando mais confortável a mobilidade por ruas, praças e travessas. Em fase de conclusão, a requalificação urbana da Baixa dos Sapateiros, por exemplo, faz parte da política de valorização da cidade. Em outubro deste ano, o Governo do Estado entregou um conjunto de obras na região, conhecida pelo tradicional comércio, destacando-se a reforma do Quartel do Corpo de Bombeiros, a Praça dos Veteranos e a Ladeira do Pax. A obra, ao longo da J.J.Seabra, segue até a Barroquinha e tem a previsão de ser finalizada em março de 2015.

Outra intervenção na região do Centro Histórico é a requalificação da Ladeira do Pilar finalizada em novembro. O projeto incluiu drenagem e pavimentação da ladeira, além de área de lazer e convivência para a comunidade. A expectativa agora é com o início das obras de pavimentação e qualificação de vias urbanas em 14 bairros do Centro Antigo. Em janeiro de 2015, terá início a implantação de calçadas, acessibilidade, ciclofaixas e recuperação de vias com investimentos da ordem de R$121 milhões para a melhoria da infraestrutura, que beneficiará diretamente os 77 mil moradores da região.

Moradia

De acordo com a diretora do Centro Antigo de Salvador, Beatriz Lima, uma das prioridades estabelecidas no plano é a fixação dos atuais moradores e a atração de novas pessoas e negócios para a região, revertendo assim o processo de esvaziamento ocorrido nas últimas décadas. "Nossa proposta é atender diferentes classes sociais. Acabamos de finalizar um estudo para a criação de um fundo de investimento imobiliário, que vai dar suporte financeiro à construção de empreendimentos residenciais na região, voltados aos moradores de maior poder aquisitivo".

Beatriz Lima ressaltou também a atenção à população vulnerável do Centro Antigo. "Desenvolvemos projetos de habitação social, voltados às famílias que se encontram em situação de risco na região", afirmou referindo-se ao lote de 212 novas moradias no Centro Histórico, que já foi disponibilizado pelo Governo do Estado nos últimos dois anos.

Além de 107 novas unidades habitacionais do Conjunto Nossa Senhora do Pilar, no Pilar, entregues em 2012, a Dircas/Conder finalizou, em 2014, a reforma de 38 casarões do Centro Histórico, que estavam abandonados ou em ruínas, para a produção de 41 unidades habitacionais destinadas aos servidores públicos e 64 novas moradias, que estão sendo utilizadas por antigos moradores em diferentes pontos da região.

Manutenção

A Diretoria do Centro Antigo também realiza a reforma de telhados, restauração externa de casarões e monumentos no Centro Histórico. Desde 2012, foram recuperados 756 imóveis, o que corresponde a 90% do total programado para a região - no Santo Antônio Além do Carmo, Terreiro de Jesus, Cruzeiro do São Francisco e Pelourinho.

Este trabalho soma-se à recuperação das fachadas, já finalizada, de igrejas e edificações históricas, localizadas no Centro Histórico, a exemplo da Igreja do Boqueirão, da antiga Faculdade de Medicina, da Catedral Basílica e do Cine Excelsior, na Praça da Sé, que ganharam também nova iluminação cênica, executada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do da Bahia (Ipac).

Centro Histórico e Centro Antigo

O Centro Histórico de Salvador foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1984, e reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio da Humanidade, em 1985. A delimitação do Centro Histórico inicia próxima ao Mosteiro de São Bento e segue até o Forte Santo Antônio Além do Carmo.

Já o Centro Antigo de Salvador é uma área de sete quilômetros quadrados, e inclui em sua extensão territorial 11 bairros da capital baiana como Centro, Barris, Tororó, Nazaré, Saúde, Barbalho, Macaúbas, parte do espigão da Liberdade, Santo Antônio e Comércio, além do Centro Histórico. Conforme a legislação, esta região de Salvador corresponde à área contígua à de proteção rigorosa, sob o registro da Lei Municipal n° 3.289/83.

Fonte:AGECOM

Nenhum comentário: