quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Bahia realiza semana de Mobilização Social contra a Dengue e Chikungunya

Saúde

04/12/2014 13:47


Em decorrência da Campanha de Mobilização Nacional contra a Dengue e Febre Chikungunya, que acontece nesta semana, os municípios integrantes do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no estado passaram a intensificar ações de mobilização social contra as duas doenças.

Orientações à população são divulgadas sobre como evitar a proliferação dos mosquitos causadores e alertas relativos à gravidade das doenças. O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), com o apoio técnico e operacional da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Em Salvador, a equipe de mobilização social iniciou na segunda-feira (1º) uma série de ações educativas. A primeira  foi no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Boa Vista do Lobato. Também houve sensibilização com palestras na Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Nesta quinta-feira (4) está acontecendo um trabalho de conscientização no bairro Calabetão, com os agentes mirins e exposição de cartazes.

Informações sobre a prevenção

Nesta sexta (5) será realizada palestra na Escola Municipal Barão do Rio Branco, no bairro Pero Vaz, e no dia 13, na Liberdade (Rua Lima e Silva), onde acontecem outras ações, que buscam chamar a atenção da sociedade para os riscos das doenças e levar informações sobre a prevenção.

Atualmente o projeto abrange 23 municípios baianos, considerados prioritários, por apresentarem alto índice de infestação do mosquito 'Aedes aegypti' - Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Conceição do Coité, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.

Situação epidemiológica


Segundo o boletim epidemiológico da Sesab, até 26 de novembro, foram notificados 1.903 casos da 'Febre Chikungunya' na Bahia. A doença é transmitida por mosquitos do gênero Aedes - o 'Aedes aegypti' e 'Aedes albopictus' são os principais vetores. A infecção pelo vírus provoca febre alta, dor de cabeça, dores articulares e musculares. Não existe vacina disponível. Por isso é preciso evitar os criadouros dos mosquitos.
Fonte:AGECOM

Nenhum comentário: