segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Brasil vence a Itália em desafio internacional no Centro Pan-Americano de Judô

Esportes

30/11/2014 16:00

A nova casa do judô brasileiro sediou o seu primeiro desafio internacional no início da tarde deste domingo (30). O Centro Pan-Americano de Judô, construído em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi palco de cinco lutas separadas por peso. O evento-teste colocou Brasil e Itália frente a frente, e os brasileiros levaram a melhor, vencendo todos os combates.

Quem teve a chance de subir no shiaijô aprovou o equipamento esportivo, entregue à Confederação Brasileira de Judô em julho deste ano pelo governador Jaques Wagner e pelo ministro dos Esportes, Aldo Rebelo. No entanto, teve gente com mais motivos para comemorar. Para a baiana de Xique-xique, Mayara Oliveira, a emoção de vencer diante da torcida foi ainda mais especial. Ela foi convocada no sábado (29) para substituir compatriota Eleudis Valentim, que sofreu uma lesão no joelho. “É muito bom vencer em casa. A torcida vibrando por mim. Estava nervosa no início, fui a primeira a lutar. Durante a luta me acalmei e consegui vencer. É uma sensação maravilhosa, única”, afirma a atleta de 20 anos, terceira colocada no Brasileiro de Judô de 2014.

Além de Mayara, os brasileiros Marcelo Contini, Mariana Silva, Eduardo Bettoni e Rochele Nunes venceram seus adversários italianos: Leonardo Casaglia, Chiara Carminucci, Davide Pozzi e Débora Sala, respectivamente. A festa pelo grande resultado se estendeu às arquibancadas. Quase duas mil pessoas assistiram ao evento. “Esse espaço é perfeito para esse tipo de evento. Ficou muito bom. Um lugar aconchegante, que com certeza vai fazer parte do lazer de muita gente”, disse o técnico em eletrônica, Luis Anselmo.

Para o professor de judô, Albert Schramm, o evento foi escolhido para um passeio em família. “Isso aqui é um meio importante para que a família esteja presente em um esporte que traz grandes valores, não só para o corpo físico, mas também para a formação educacional e do caráter do indivíduo”, garante o judoca, que assistiu tudo ao lado da filha e da esposa.
Resultado da parceria entre o Ministério dos Esportes, Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e a Confederação Brasileira de Judô, o novo centro é o primeiro legado baiano das Olimpíadas de 2016. “Ele teve um investimento de 43 milhões de reais, feito pela União e pelo Governo do Estado. A Bahia está sendo destaque no judô nacional, e o governo encara o esporte como uma ferramenta muito importante para a inclusão social”, afirma Nair Prazeres, chefe de gabinete da Setre.

Estrutura

Com área construída de 20 mil metros quadrados e toda a estrutura necessária para receber atletas, tanto para treinamentos quanto para competições, o equipamento esportivo é composto por três unidades - ginásio, alojamento e administração. O ginásio totalmente climatizado tem quatro áreas oficiais para competições, e as arquibancadas podem receber 1.900 pessoas, confortavelmente.

O prédio administrativo tem auditório para 200 pessoas, enquanto o alojamento dispõe de dez suítes, sendo 12 dormitórios duplos e oito quádruplos para receber 72 atletas. Além disso, o CPJ tem salas de apoio, sala vip e salão de jogos, vestiários e academia, centro de preparação e recuperação física de atletas, restaurante, museu do judô e centro de capacitação profissional. Tem ainda uma piscina semiolímpica, quadra poliesportiva descoberta (18 x 36m), pista de corrida de 100 metros e um estacionamento com 200 vagas para veículos.

Treinamento para as Olimpíadas

A partir de 2015, até a realização das Olimpíadas, o centro será o principal espaço utilizado por judocas de todos os países da América para treinamento e, em 2016, o espaço de aclimatação de equipes de todo o mundo.

“Esse é um centro de excelência, de alto rendimento e preparação da seleção brasileira, desde a base até a profissional. Vai ser muito bom para a realização de grandes eventos internacionais, como esse”, destacou o presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley Teixeira.

Nenhum comentário: