segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A Bahia precisa de Portos( requalificações,ampliações e construção do Porto Sul)



 
 
 
 
O polêmico projeto do governo que cria o Plano de Diretrizes Industriais, Logísticas e de Sustentabilidade do Centro Industrial de Aratu e do Canal de Cotegipe e que será votado hoje na Assembleia Legislativa tem sofrido severas críticas de setores empresariais e ambientalistas.

O presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli, por exemplo, considera que o projeto de lei apresenta “ilegalidades e absurdos especialmente no artigo 8º que cria uma área de interesse recreativo e de lazer dentro de uma zona portuária de vital importância para um complexo industrial que representa 30% do PIB do estado”.

Para ele, o projeto é também inconsistente porque contraria o seu próprio objetivo que é dispor sobre o desenvolvimento industrial da Bahia. “Se aprovado, o projeto impede a ampliação do porto e a realização de investimentos da ordem de R$ 500 milhões.

Como o estado pode se desenvolver economicamente se justamente o porto, que é o seu maior gargalo, é ameaçado com projetos dessa natureza?”, questiona Manteli acrescentando que a criação de uma área de lazer dentro de um terminal de gases expõe os cidadãos a riscos desnecessários. “As pessoas que trabalham no local recebem treinamento específico de segurança”.

 O vice-líder da oposição da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Reis (PMDB) também faz críticas ao projeto pela maneira apressada com a qual está tramitando. “Como de praxe, o governo encaminha para a Casa, na calada da noite, em época de fim de ano e festejos natalinos, um projeto de grande complexidade que regula toda a questão industrial do Estado”, afirma acrescentando que como se não bastasse o regime de urgência que impediu que as bancadas tomassem ciência do seu conteúdo, os mapas anexados ao projeto estavam ilegíveis, dificultado ainda mais uma análise mais aprofundada.

“É uma temeridade aprovarmos um projeto desta magnitude de maneira açodada e sem a realização das audiências públicas como determina a Lei. A aprovação desse projeto pode  impedir a atração de novos investimentos para a Bahia”, ressalta.

Veja também:  Oposição vai tentar barrar o prjeto do Canal de Cotegipe
 
                       Usuport critica criação de área de Lazer em Zona Portuária 
Fonte:BahiaEconômica

Nenhum comentário: