terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Allan do Carmo é consagrado melhor nadador em águas abertas do mundo


02/12/2014 14:31

O melhor nadador em Águas Abertas do mundo de 2014 é o baiano Allan do Carmo, destaque do Programa de Incentivo ao Esporte Amador do Estado da Bahia (FazAtleta), do Governo do Estado, desde 2005. Na segunda-feira (1º), a Federação Internacional de Natação (Fina) anunciou o titulo aos vencedores da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, durante jantar de confraternização no Hotel Grand Hyatt, em Doha, capital do Catar, no Oriente Médio.

Allan do Carmo foi escolhido, em todo o mundo, por integrantes da Fina, federações, comitês, imprensa especializada e técnicos selecionados. O Brasil saiu da cerimônia também com o troféu da maratonista aquática baiana Ana Marcela Cunha e dos respectivos técnicos dos dois atletas - Rogério Arapiraca (Allan) e Fernando Possenti (Ana).

A vitória do nadador baiano foi comemorada pelo secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos. “Claro que esta conquista de Allan do Carmo eleva o nome do Brasil e da Bahia, mas vem realmente provar que o FazAtleta é um programa de sucesso. Desde 2007 liberou R$ 25 milhões em apoio a 644 projetos, beneficiando diretamente a mais de 500 atletas”.

Allan do Carmo não pôde comparecer à festa da Fina, mas foi representado pela conterrânea Ana Marcela. “Eu me preparei muito para este ciclo olímpico. Mudei pontos que considerei falhos no ano anterior. Mudei minha nutrição e preparação física e adotei um trabalho psicológico. Os recursos vieram e também isso facilitou para que eu conseguisse investir em todas as mudanças”.

A atleta também agradeceu, após saber da escolha, a todos os que trabalham com ele, aos “amigos, patrocinadores, à confederação, Comitê Olímpico, enfim, a muita gente que me ajudou a hoje estar recebendo este prêmio”.

Nova seletiva 

Ao lado do treinador Rogério Arapiraca, o nadador baiano Allan do Carmo se prepara agora, em Salvador, para disputar em São Bernardo do campo, interior paulista, de uma seletiva para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Kazan, em 2015.

Nesses nove anos de FazAtleta, Allan do Carmo lutou e entrou na história do esporte na Bahia, no Brasil e no mundo, sendo o primeiro brasileiro a conquistar a Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, com a ultima prova disputada em Hangzhou, na China. Em três temporadas anteriores, chegou perto do título, sendo vice-campeão em 2009 e terminou em 3º lugar em 2012 e 2013.

Impulsionado pela conquista, ele é esperança de medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. “No [ano] que vem, eu tenho o Mundial de Kazan, que é a seletiva olímpica, com muito treinamento pela frente. Esta é uma competição muito difícil, muito acirrada. É a competição mais difícil do mundo porque vão ser selecionados apenas os dez melhores do mundo. Tenho que ter a cabeça no lugar, projetar essa classificação e começar a me preparar para a Rio 2016”, disse Allan em visita recente ao governador Jaques Wagner.

Programa FazAtleta


Executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), o FazAtleta beneficia atletas e equipes que se enquadram na categoria de esporte amador olímpico e paraolímpico.

O programa tem como lastro a concessão do abatimento no Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). O apoio inclui, entre outros, o pagamento de despesas em viagens, aluguel de equipamento esportivo, contratação de seguro de vida, aquisição de material esportivo, além de recebimento de bolsa-auxílio para o atleta que se dedique exclusivamente à prática do esporte e remuneração para o técnico, que o acompanha
Fonte:AGECOM

Nenhum comentário: