sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Extintores de veículos devem ser substituídos até 1º de janeiro de 2015


A partir de 1º de janeiro de 2015, todos os veículos com circulação nacional deverão utilizar os extintores de incêndio tipo ABC. Esta determinação, amparada pela Resolução 333, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), permitirá maior segurança a condutores e passageiros, já que esses equipamentos têm uso indicado tanto no combate a princípios de incêndio, provocados por líquidos inflamáveis e pane elétrica, quanto para conter incêndio em materiais sólidos, papéis, madeiras e tecidos. Os novos extintores possuem prazo de validade de cinco anos.

Os extintores ABC vão substituir os de pó químico tipo BC, que só poderão ser utilizados até 31 de dezembro. A regra é válida para carros de passeio, utilitários, camionetas, caminhonetes, caminhão, caminhão trator, ônibus, microônibus e triciclos de cabine fechada. O extintor ABC custa em média R$ 60.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), quem for flagrado dirigindo veículo sem o equipamento obrigatório, que não esteja em bom estado, estará cometendo infração grave. A penalidade é o pagamento de multa no valor de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo até que a situação seja regularizada

Nenhum comentário: