terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Portos na Bahia

BAIANOS PERDEM PARTICIPAÇÃO NA MOVIMENTAÇÃO NACIONAL DE CARGAS
09/12 - 08:13hs -


O diretor da  Associação o de Usuário de Portos do Estado da Bahia, Paulo Villa, apresentou no último encontro Anual de Usuários da instituição um quadro dramático sobre a situação dos portos da Bahia.

Na sua apresentação, Villa mostra que a participação da Bahia na movimentação de cargas nos portos públicos do Brasil caiu de 4,5% em 2005 para 3,5% em 2013.

Segundo ele, as exportações através dos portos baianos representavam 2,23% em 2002 e caíram para 1,9% em 2013. Houve redução nas exportações de Petróleo e derivados, e dos demais produtos. Apenas o item soja e derivados e Celulose apresentarão aumento no período.

A Usuport listou os problemas que levaram a esse desempenho ruim, destacando que os portos baianos apresentam preços elevados, que retiram competitividade usuários e  dificuldades operacionais que aumentam custos.

A instituição destaca ainda a existência de  déficit de serviços e linhas,  informa que o depot (área/local, onde os armadores, proprietários de navios, enviam seus contêineres após eles terem entrado no país) não funciona 24h e que é  baixa  a capacidade de gate.

Além disso, denunciam que a dragagem realizada não obteve sem resultado e que não há expectativa da conclusão do processo licitatório para ampliar capacidade do porto.

Paulo Villa conclui que a Governança dos portos públicos na Bahia ainda muito distante dos interesses usuários e de sua competitividade.






Nenhum comentário: