BAIANOS PERDEM PARTICIPAÇÃO NA MOVIMENTAÇÃO NACIONAL DE CARGAS
09/12 - 08:13hs -

O diretor da Associação o de Usuário de Portos do Estado da Bahia, Paulo Villa, apresentou no último encontro Anual de Usuários da instituição um quadro dramático sobre a situação dos portos da Bahia.
Na sua apresentação, Villa mostra que a participação da Bahia na movimentação de cargas nos portos públicos do Brasil caiu de 4,5% em 2005 para 3,5% em 2013.
Segundo ele, as exportações através dos portos baianos representavam 2,23% em 2002 e caíram para 1,9% em 2013. Houve redução nas exportações de Petróleo e derivados, e dos demais produtos. Apenas o item soja e derivados e Celulose apresentarão aumento no período.
A Usuport listou os problemas que levaram a esse desempenho ruim, destacando que os portos baianos apresentam preços elevados, que retiram competitividade usuários e dificuldades operacionais que aumentam custos.
A instituição destaca ainda a existência de déficit de serviços e linhas, informa que o depot (área/local, onde os armadores, proprietários de navios, enviam seus contêineres após eles terem entrado no país) não funciona 24h e que é baixa a capacidade de gate.
Além disso, denunciam que a dragagem realizada não obteve sem resultado e que não há expectativa da conclusão do processo licitatório para ampliar capacidade do porto.
Paulo Villa conclui que a Governança dos portos públicos na Bahia ainda muito distante dos interesses usuários e de sua competitividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário