terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Energia vetor de desenvolvimento



Uso de energias renováveis abre mercado para indústria de silicone

Material é utilizado em placas fotovoltaicas, e em turbinas de energia eólica

O uso maior de energias renováveis no País, solar e eólica, e o aumento dos investimentos nesse segmento, trazem uma perspectiva positiva para a indústria de silicone industrial. O material é fundamental na construção das placas fotovoltaicas, utilizadas para captar a luz do sol e convertê-la para energia elétrica. Pela primeira vez no País, em novembro, a energia solar negociada em leilão se mostrou comercialmente viável, atraindo fabricantes de outros países.
A expectativa da Comissão Setorial de Silicones da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) é de que a demanda aumente entre 5% e 10% em três anos, puxada pelo setor de energias limpa no País. Esse é um mercado em desenvolvimento e que pode viabilizar a indústria local.
Nas placas fotovoltaícas, o silicone é usado como selante para vedação para proteção de todos os circuitos elétricos. No caso da energia eólica, o silicone é usado nas turbinas geradoras de na forma de adesivo, unindo as hélices ao suporte. O produto também funciona como vedante, melhorando a eficiência, durabilidade e desempenho de dispositivos de geração de energia em geral. Além disso, é empregado para lubrificação de alta performance.
“O silicone é um bom isolante elétrico, repele a água e é resistente a intempéries, características que tornam o material ideal para ser usado nas placas fotovoltaicas”, afirma Lucas Freire, coordenador da Comissão Setorial de Silicones da Abiquim. Por isso é muito empregado na fabricação de equipamentos de geração, transmissão e distribuição de energia, principalmente das renováveis.
Conforme forem crescendo os investimentos em energias limpas, o silicone ganhará espaço, fortalecendo a indústria nacional. Além de sua presença na geração de energia, peças de silicone também são utilizadas nas torres de distribuição e transmissão de energia elétrica, por ser um bom isolante térmico.

Fonte: Jornal da Energia

Nenhum comentário: