quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Sociedade com transportes e esportes

Transportes
Metrô de Salvador já transportou mais de dois milhões de passageiros
O Sistema Metroviário de Salvador alcançou, nesta terça-feira (2), dois milhões de passageiros transportados desde o início da operação assistida, no mês de junho deste ano. Desde que atingiu um milhão de usuários, em outubro, o modal dobrou o fluxo de pessoas nos últimos dois meses. A marca foi registrada simbolicamente pelo servente de pedreiro Leandro Souza.

Ao passar pela catraca da Estação Lapa, Leandro seguia a rotina diária fazendo o retorno entre o trabalho, na Avenida Contorno, e a casa onde mora, em Águas Claras. Desde que passou a utilizar o metrô combinado a um pequeno trecho de ônibus, ele consegue fazer o mesmo percurso gastando a metade do tempo. “Indo de ônibus daqui até lá eu gastaria duas horas e agora chego em uma hora, e posso descansar mais, aproveitar melhor o tempo com a família”.

Recorde 

Na última semana, o sistema registrou recorde de passageiros em um dia. Das 8 às 18h da sexta-feira (28), foram transportados 27.014 passageiros nas estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Retiro, segundo a CCR Metrô Bahia, empresa que administra o transporte - a média diária é de 21 mil usuários.

Para o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello, o crescente número de passageiros confirma a aceitação e o potencial do metrô como principal transporte de massa da capital baiana. “Mesmo em operação assistida, com horário reduzido, já há aceitação grande e as pesquisas indicam a qualidade, segurança, rapidez e conforto como principais vantagens do metrô”.

Funcionamento

O metrô segue funcionando de forma gratuita de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. Aos sábados, das 8 às 13h, e em horários especiais em dias de jogos e de eventos na Arena Fonte Nova. Morador de Pirajá, o mecânico Maicon Filho já usufrui da maior rapidez do sistema. “Dá pra ter uma idéia de como vai ser quando chegar a Pirajá porque já está facilitando bastante pra gente”.

A extensão atual é de 7,3 quilômetros com cinco estações em funcionamento - Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Retiro. A próxima estação a entrar em operação é Bom Juá, com previsão para o primeiro semestre de 2015. Após Bom Juá, a prioridade é concluir a Estação Pirajá e iniciar as obras da Linha 2, que deve estar pronta em 2017.

Esportes
Dirigentes de federações esportivas aprovam estrutura do ginásio de Cajazeiras
O novo Ginásio de Esportes de Cajazeiras, em Salvador, recebeu, nesta terça-feira (2), representantes de quatro modalidades esportivas – futsal, handebol, basquete e vôlei –, acompanhados pelo diretor de Fomento ao Esporte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Álvaro Oliveira, para apresentar o equipamento esportivo e discutir o calendário de eventos para 2015. 

A quadra poliesportiva tem dimensões oficiais (40x20m) e piso de alta resistência, o que possibilita a realização de jogos oficiais das seleções brasileiras de voleibol, basquetebol, handebol e futsal. Sua capacidade permite receber 2.500 pessoas, bem acomodadas, em assentos individualizados e cadeiras especiais, além de dispor de espaço destinado a pessoas com deficiência.

O presidente da Federação Baiana de Vôlei (FBV), Hércules Pimenta, gostou do que viu. “Fiquei muito feliz com esse equipamento. Em março vamos realizar a Copa Salvador de Vôlei, com equipes de todas as categorias. O governo baiano e a Sudesb estão de parabéns em servir a população com essa estrutura”. 

O Ginásio de Esportes de Cajazeiras será administrado pela Sudesb e servirá às federações esportivas e à população local. “Vamos montar um calendário anual, junto com as federações e com outras ligas que desejem utilizar o espaço. Desta forma a gente consegue estabelecer um cronograma para que todo mundo consiga treinar e competir”, disse Álvaro Oliveira. 

Segundo o vice-presidente da Federação Bahiana de Futebol de Salão (FBFS), Geraldo Mota, o espaço poderá receber, já em 2015, a Seleção Brasileira da categoria. “Gostei do piso e da estrutura de 1° linha. Vamos conversar com a confederação para trazer a seleção brasileira já no ano que vem”


Fonte:SECOM

Nenhum comentário: