quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Obras do metrô no trecho Retiro-Pirajá estão em ritmo acelerado

04/12/2014 17:30


As obras da estação Pirajá estão em andamento acelerado e a previsão é de que a construção seja concluída no primeiro semestre de 2015. Já a estação de Bom Juá, que fica entre Retiro e Pirajá, tem 85% das obras já executadas. Para avaliar a realização das obras, o presidente da Companhia de Transporte do Estado da Bahia (CTB), Eduardo Copello, visitou as estações Pirajá e  Bom Juá, na quarta-feira (3). 

O vice-presidente do Grupo CCR, Ítalo Roppa, o diretor presidente da CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pelo metrô, Harald Zwetkoff, diretores da CTB e engenheiros da companhia também estiveram presentes na vistoria. “A via permanente e a estrutura da estação estão prontas e em 20 de dezembro as obras civis da estação estarão concluídas”, disse Copello.

O sistema de sinalização está previsto para janeiro, quando poderão ser realizados os testes antes da operação da estação de Bom Juá. “No piso superior teremos a plataforma de embarque, que está 90% concluída. Já no espaço inferior, as salas técnicas, o acesso da estação, os sanitários, serviços de atendimento ao usuário e a bilheteria”, explicou o presidente da CTB.

A visita também foi realizada no canteiro de obras onde está sendo construído o Parque de Manutenção de Trens. “Nesse trajeto, após Bom Juá, a linha será bifurcada. Um trecho dará acesso ao Parque, que servirá para armazenagem, manutenção e limpeza dos trens; o outro trecho seguirá para a estação Pirajá, posteriormente Campinas e Águas Claras”, explicou o diretor presidente.
 
Acessibilidade e segurança 

Dois elevadores, quatro escadas rolantes e piso tátil são recursos que estão no projeto da nova estação de metrô no Bom Juá. Além da estrutura de operação dentro dos padrões de segurança exigidos, a estação também atende a outros serviços que envolvem diretamente o passageiro, como acessibilidade e serviço de comunicação. Zwetkoff também disse que o projeto ainda garante facilidade de acesso dos passageiros que utilizam outros meios de transporte.
 
Recorde 

Na terça-feira (2), o metrô de Salvador atingiu a marca de dois milhões de passageiros transportados desde o início da operação assistida, no mês de junho deste ano. Desde que atingiu um milhão de usuários, em outubro, o modal dobrou o fluxo de pessoas nos últimos dois meses
Fonte:AGECOM

Nenhum comentário: