segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Rui Costa governador eleito da Bahia no próximo dia 10 vai anunciar seu secretariado

FIQUE SABENDO AGORA

TribunadaBahia Publicação de 04/12/14

Veja quem está cotado para ser um dos 24 secretários no governo de Rui Costa

por
Lilian Machado




Eu tenho alguns nomes já definidos em minha cabeça, mas ainda estou conversando com os partidos e avisando que a escolha vai ser de acordo com o currículo e a capacidade técnica de cada um”, disse. Os nomes dos possíveis titulares estão trancados a sete chaves, uma exigência do gestor, que não quer saber de antecipação. Contudo, nos bastidores políticos já intensificam as especulações sobre quem fica do grupo atual e quem entra no próximo escalão.
São 24 pastas para absolver as indicações dos aliados políticos. A grande curiosidade recai sobre áreas de peso como Fazenda, Educação, Saúde, Segurança Pública, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Comunicação e Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento. Constam como nomes fortes para administração de Rui, o vice-governador eleito João Leão (PP), seguindo a movimentação do ocupante do Poder comandar alguma secretaria com amplo poder de atuação.
Cogitava-se Leão na Infraestrutura (Seinfra), porém, conversas de bastidores mostrariam que o vice-governador e senador eleito na chapa de Rui, Otto Alencar (PSD), já teria garantido a indicação do PSD, mantendo o domínio sobre a pasta com o atual titular Marcus Cavalcanti.
Em poder do novo vice-governador deve cair também alguma área de grande influência junto à população. Um nome que sai forte do atual governo Jaques Wagner (PT) e que liderou a equipe de transição de Rui é o secretário da Fazenda, que também já foi da Secretaria de Administração (Saeb), Manoel Vitório.
O seu perfil técnico agradaria a Rui, que já o conhece de perto e teria demonstrado confiança em sua forma de trabalhar. Um dos secretários que também deve permanecer na estrutura é Cícero Monteiro.
Há informações de que ele se manteve leal, nos momentos mais difíceis da gestão, e fortaleceu as relações no período eleitoral. Ele já foi secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e atualmente dirige a Secretaria de Relações Institucionais (Serin). Não há informação se ele fica no mesmo espaço.
Outro nome comentado é o do deputado estadual Alan Sanches, que entraria na cota do PSD, sobretudo, pela forte ligação que mantém com o senador eleito Otto Alencar. O lugar mais cotado para ele, que tem formação médica, seria a pasta da Saúde.
Outra novidade especulada também é a nomeação do deputado estadual Yulo Oiticica (PT), que não conseguiu renovar o mandato. A pasta cotada é a de Ciência e Tecnologia, atualmente ocupada por Andrea Mendonça, do PDT.
A esposa de Yulo, Ariselma Pereira, é atualmente a secretária da pasta de Justiça e Direitos Humanos, que no novo governo passará por uma fusão com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, transformando-se em Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.
Nos corredores fala-se da permanência de Maurício Barbosa na Segurança Pública. Com trabalho centrado nas investigações, Barbosa teria créditos com Wagner e com o próprio Rui.
Na Comunicação, a aposta é o jornalista André Curvello, que coordenou, com êxitos, a equipe de comunicação da campanha petista.
Os potenciais candidatos desconversam quando questionados. Vitório restringiu-se a um curto sorriso, seguindo da curta resposta: “Vamos ver”. Curvello também não comenta o assunto.
Fala-se também no nome de Carlos Martins, ex-secretário da Fazenda. Não se sabe exatamente qual pasta ele poderia assumir. Rumores apontam que teria sido convidado para comandar o Sebrae e teria rejeitado.
Partidos aguardam
Dirigentes partidários que compõem a base estadual ainda aguardam ser chamados oficialmente pelo governador eleito Rui Costa (PT), com o intuito de afunilar as definições dos espaços para cada um na gestão.
Petistas vão se reunir nesta quinta-feira para definir a perspectiva de nomes a serem indicados para a equipe de titulares do governo. “Vamos ver os perfis e disponibilizá-los para o governador”, disse o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação.
O dirigente citou as potenciais áreas em que o partido está preparado para fazer possíveis indicações. “Nós temos acúmulo na área política, na área social com os tradicionais movimentos por terra, dos negros e das mulheres. Também temos provocação na área de Infraestrutura”, afirmou, mencionando uma pasta em que deve esquentar a briga pelo comando. Ele ainda citou que o PT tem quadros técnicos para a Secretaria de Infraestrutura Hídrica. “Mas não vamos impor nada. Será uma coisa pactuada com o governador Rui”, disse.
O vice-governador Otto Alencar (PSD) disse que o assunto ainda não foi tratado com Rui. “Até tenho vontade, mas a situação no momento está centrada na reforma administrativa”, afirmou. Otto negou também que tenha definido interesses, como o comando da Seinfra, deixando o nome de Marcus Cavalcanti. “Nunca tratamos sobre isso. Está tudo parado”, frisou.
O deputado federal Félix Mendonça, líder do PDT em âmbito estadual, também negou que já tenha dialogado sobre nomes com o futuro chefe do Executivo baiano.

Nenhum comentário: