quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

DILMA ROUSSEFF ENCERRA PRIMEIRO MANDATO COM 52% DE APROVAÇÃO



 

Reeleita para mais quatro anos na Presidência da República, com 51,64% em outubro, a presidente Dilma Rousseff (PT) encerra o primeiro mandato com 52% de aprovação, segundo segundo pesquisa CNI-Ibope divulgada nesta quarta-feira (17.12). De acordo com o levantamento, o número de pessoas que aprova a maneira de governar da presidente subiu quatro pontos percentuais e passou de 48% em setembro para 52% neste mês, enquanto que o percentual dos que desaprovam baixou de 46% para 41%. A pesquisa indicou ainda que 48% dos entrevistados consideram o governo bom ou ótimo, crescimento de dois pontos percentuais em relação a aferiação anterior. O número de entrevistados que acham o governo ruim ou péssimo baixou de 28% para 27%. 
 
O primeiro mandato da presidente termina em meio a denúncias de corrupção envolvendo a Petrobras, o PT e partidos da base aliada e enfrenta até mesmo pedidos de impeachment nas ruas. Apesar do turbilhão, a pesquisa indicou que 51% dos entrevistados confiam na presidente.O percentual é seis pontos maior que os 45% registrados em setembro. A confiança em Dilma Rousseff aumentou principalmente entre as pessoas que moram na periferia, onde alcançou 56%. Nas capitais, mesmo com o crescimento de oito pontos percentuais frente a setembro, o número dos que confiam na presidente, que é de 45%, é inferior aos 48% que não confiam.
 
A pesquisa revela ainda que a avaliação positiva do governo melhorou sobretudo na região Sudeste, onde o número dos que consideram o governo ótimo ou bom cresceu oito pontos percentuais entre setembro e dezembro. Na região, a presidente obteve 43,82% dos votos no segundo turno das eleições de outubro contra 56,18% do seu adversário, o tucano Aéco Neves.  A aprovação da maneira de governar da presidente recuou 13 pontos percentuais nos municípios com até 20 mil habitantes e ficou em 56%. Nas cidades com mais de cem mil habitantes, esse número aumentou 8 pontos percentuais e alcançou 45%.
 
Os impostos, saúde, segurança pública, combate à inflação e juros têm as piores avaliações por áreas. De acordo com a pesquisa, 71% do entrevistados desaprovam a atuação do governo na área de saúde, o mesmo percentual dos que reprovam o trabalho na área de segurança pública. Além disso, 69% desaprovam a atuação no combate à inflação. A área de impostos tem aprovação de apenas 24% da população e continua sendo a área de pior avaliação, apesar do ganho de quatro pontos percentuais em relação ao levantamento de setembro. Entre os entrevistados 72% reprovam a atuação do governo com os impostos. (TB)
Fonte:Bahiaeconômica

Nenhum comentário: