quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

VALEC ANTECIPARÁ RECEITA PARA FERROVIAS DURANTE OBRAS

Para tentar deixar ainda mais atrativas as concessões ferroviárias que fazem parte do Plano de Logística anunciado pelo governo no ano passado, a Valec irá pagar adiantado 15% do valor dos contratos ainda durante as obras das estradas de ferro, desde que as companhias privadas que vençam os leilões cumpram os cronogramas de implantação dos trilhos.


A informação consta na nota técnica que acompanha a minuta do edital para o trecho ferroviário que liga Açailândia (MA) ao Porto de Vila do Conde, em Belém (PA). De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), esse primeiro edital servirá como modelo para outras 11 ferrovias que serão entregues à iniciativa privada na primeira parte do pacote e que somam mais de 10 mil quilômetros em trilhos.


De acordo com a nota técnica do órgão regulador, a Valec poderá inclusive operar em prejuízo para atender a política pública que tem o objetivo de expandir a malha ferroviária do País. "Por isso, o modelo de concessão proposto não descarta a possibilidade de a Valec, eventualmente, operar com prejuízo em alguns trechos e por algum tempo, por entender que isto não significa um distanciamento do interesse público primário", afirma o documento publicado nesta quinta-feira.


Pelo novo modelo de concessões do setor ferroviário, a Valec comprará toda a capacidade operacional dos construtores das estradas de ferro e a revenderá ao mercado de transportadores de carga. Se não houver interessados no uso da malha, o governo já arcaria com o prejuízo anualmente após a conclusão das ferrovias. As informações são da Agência Estado.

Nenhum comentário: