segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Governo anuncia licitação para recuperar ferryboat e noticia do Porto Sul





 Da Redação, com informações de Luana Almeida - A TARDE

O secretário estadual do Planejamento, José Sergio Gabrielli, assina o acordo com Jaques Wagner

.Uma licitação em caráter emergencial será aberta, nos próximos seis meses, para a recuperação do sistema ferryboat, prometeu, nesta segunda-feira, 25, o governador da Bahia, Jaques Wagner. O anúncio foi feito durante a assinatura do acordo de cooperação técnica para a construção da ponte Salvador-Itaparica, na sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Wagner adiantou que o governo está estudando a compra de novas embarcações e, posteriormente, a abertura de nova licitação, dessa vez, definitiva, para uma nova concessão para administrar o sistema.

"Mesmo com a construção da ponte, o sistema ferryboat está garantido dentro das limitações que temos. A ponte será um meio alternativo para os passageiros. Ao tempo em que estiver sendo construída, iremos melhorar a travessia", afirmou Wagner.


PORTO SUL PERMANECE COM LP SUB JUDICE E SEM DATA PARA INÍCIO DAS OBRAS



Fonte:BahiaEconomica

Em relação a uma matéria do Bahia Econômica afirmando haver descompasso entre as obras da Ferrovia Oeste-Leste e o Porto Sul, o portal foi ouvir o secretário da Indústria Naval e Portuário do Estado, Carlos Costa, sobre a expectativa do governo do estado em dar início às obras do complexo Porto Sul em Ilhéus ainda no primeiro semestre deste ano.

O secretário informou que não há novidades e que o porto continua no estágio de Licença Prévia (LP) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama). Costa não comentou também a liminar impretada pelo Ministério Público pedindo a suspensão da licença prévia.

“Neste estágio o órgão [Ibama] impõe condicionantes para validar a referida LP, como por exemplo, Programa de Apoio à Contratação de Mão de Obra Local, Programa de Auditoria Ambiental, Programa de Compensação Ambiental, Atividade Pesqueira, entre outras”, explicou Carlos Costa ao Bahia Econômica.

O secretário ressaltou também que, na semana passada, o governador Jaques Wagner inaugurou obra de saneamento em Serra Grande. A obra já faz parte de uma das condicionantes exigidas pelo órgão. Costa, no entanto, não se manifestou sobre os atrasos para o início das obras do Porto.

Ainda segundo o secretário, a Licença Prévia do Porto Sul tem validade de dois anos e dispõe de requisitos básicos a serem atendidos nas fases de localização, instalação e operação, observados os planos municipais, estaduais ou federais de uso do solo. “Nenhuma pendência existe com o LP junto ao Ibama”, destacou o secretário.

Costa não se manifestou sobre a possibilidade de descompasso entre a obra da Ferrovia Oeste-Leste e o Porto Sul, que está muito mais atrasado.

Nenhum comentário: