Projeto de mobilidade prevê complexo de viadutos,vias marginais, duplicação de avenidas, construção da Av.29 de Março, ligação Lobato – Pirajá e o metrô Salvador – Lauro de Freitas
O edital de licitação para a construção do complexo de viadutos do Imbuí e vias marginais da Avenida Paralela está publicado na edição deste sábado (2) do Diário Oficial do Estado. Com investimento de R$ 71 milhões, os viadutos facilitarão a ligação entre a Paralela e os bairros do Imbuí, Boca do Rio, Stiep e a Orla.
As vias marginais vão ligar o Centro Administrativo da Bahia (CAB) à Avenida Luís Eduardo Magalhães e a Luís Eduardo ao bairro do Imbuí, intervenções que ajudarão a resolver os gargalos do trânsito, no início da Paralela, vivenciados diariamente pela população.
As empresas interessadas na concorrência pública terão 30 dias para entregar proposta à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur). O resultado será anunciado, também, num prazo de 30 dias, a partir da avaliação das referidas propostas. As obras serão executadas em dez meses, dada a ordem de serviço.
“Estas obras estão de acordo com o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) da cidade e se somarão às futuras obras do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas”, destaca o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro.
O monitoramento das obras é de responsabilidade da Casa Civil do Governo do Estado, cujo secretário, Rui Costa, afirma que o complexo de viadutos é parte de um conjunto de intervenções traçadas pelo Estado para Salvador. “Teremos, ainda no mês de fevereiro, o lançamento do edital para a implantação do viaduto de Narandiba, outra importante intervenção física que trará solução definitiva para o acesso do início da Paralela para os bairros de Narandiba, Tancredo Neves, Cabula e Saboeiro”, diz Rui Costa.
Avenidas
A duplicação das Avenidas Gal Costa, Pinto de Aguiar, Orlando Gomes e a construção da Avenida 29 de Março, além da ligação Lobato – Pirajá, também fazem parte das novas obras a cargo do Governo do Estado para melhorar a mobilidade em Salvador. São projetos que somam R$ 972 milhões de investimentos e terão início em 2013.
A implantação do Sistema Metroviário de Salvador – Lauro de Freitas, que será autorizada, imediatamente, após a conclusão das negociações em curso com a prefeitura de Salvador, também compõe as principais intervenções de infraestrutura para mobilidade urbana, planejadas pelo Governo do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário