JORGE SOLLA APRESENTA PPP DO COUTO MAIA NO CONSELHO DE MEDICINA
A gestão através de Parceria Público Privada (PPP), que será adotada no Instituto Couto Maia (Icom), foi tema de um debate, na noite de terça-feira (26), no Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb). O secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, fez a apresentação para os conselheiros do Cremeb e também para dirigentes do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia. O encontro faz parte de uma série de debates promovidos pelo Cremeb.
Antes de falar sobre a gestão do Icom, Solla falou da ampliação da rede de atendimento no estado. “Números prévios mostram que, em 2012, foram cerca de 152 mil internações em unidades do Estado. Ampliamos a rede em mais de 1200 leitos. No novo Couto Maia, sairemos de 101 para 150 leitos. Uma importante expansão da rede para assistência à população”, afirmou. Ele falou ainda da impossibilidade de se fazer reformas no atual Hospital Couto Maia, por ser um prédio antigo.
O secretário expôs como funcionará o modelo de gestão, em que os serviços clínicos serão geridos diretamente pela Secretaria da Saúde do Estado e a construção, aquisição de equipamentos e operação dos serviços não clínicos ficará a cargo do parceiro privado. Questionado sobre como será a relação de trabalho dos profissionais de saúde dentro do Icom, Solla esclareceu que eles continuarão a ser os servidores do Estado, com todos os direitos garantidos.
Os conselheiros levantaram, ainda, questões sobre o tempo de concessão do hospital e fiscalização do contrato, dentre outras. O secretário esclareceu que a concessão é por um período de 20 anos, para que se pudesse atrair parceiros com mais solidez, e falou que a fiscalização do contrato é fundamental, estando o parceiro obrigado a cumprir metas e a Sesab verificar o bom desempenho dos serviços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário