sábado, 23 de fevereiro de 2013

VALEC SUSPENDE PROCESSO DE COMPRA DE TRILHOS DA FIOL

A Valec anunciou formalmente ontem a suspensão do pregão presencial nº 012/2012, previsto para tratar do fornecimento, descarga do navio, remoção do cais para o terminal e nacionalização de 147.057 toneladas de trilhos UIC-60 a serem empregados na via permanente e em Aparelhos de Mudança de Via (AMV) destinados à Estrada de Ferro EF-334, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). O material seria utilizado no trecho entre Ilhéus e Barreiras, na Bahia.

A decisão de suspender a compra de trilhos para a Fiol foi publicada na edição desta sexta do Diário Oficial da União. O edital fica suspenso "sine die", ou seja, sem data para ser retomado. A medida foi tomada por causa de problemas que a Valec está enfrentando na compra de trilhos para outra estrada de ferro - a Ferrovia Norte-Sul -, conforme previsto no edital nº 011/2012, em processo que está sendo questionado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A compra de trilhos para a Norte-Sul, prevista no pregão 011 já havia sido suspensa, em decisão anunciada em 7 de fevereiro. Esse pregão está sendo apurado pelo TCU, em caso que envolve "representação acerca de possíveis irregularidades verificadas no edital do pregão presencial internacional nº 011/2012 da Valec". A Valec tentou reverter o impedimento, mas o TCU indeferiu o agravo regimental interposto pela empresa contra a decisão de suspensão cautelar do edital 011, ou seja, o pregão continua suspenso.

No aviso publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial, a Valec destaca "a similitude dos editais". Diante disso, uma vez estando suspenso o pregão para a compra de trilhos para a Norte-Sul (011), também foi suspenso processo semelhante envolvendo a aquisição de trilhos para a Fiol (012).


Fonte:BahiaEconomica

Pensargrande diz: Fiz matéria dividida em capítulos em que o título era: Valec é uma grande mentira para a Bahia.
E tempo passou...e minha opinião continua a mesma. Há necessidade de uma grande pressão por parte dos parlamentares da Bahia não importando a cor partidária, pois senão entra governo sai governo e essa obra a passo de lesma vai atender a desejo de alguns poderosos com interesses em outros estados e a Bahia que se dane.

Nenhum comentário: