sábado, 23 de fevereiro de 2013

Investimentos comparativos. Leia e entenda

Operação Urbana Porto Maravilha. Sonho que está virando realidade.

Como as obras serão financiadas?

Revitalização do Porto do Rio – A região do Cais do Porto do Rio e seus espaços de influência viveram um longo período de degradação urbana e abandono pelo poder público, durante décadas e sem atrair nenhum interesse por investimentos da iniciativa privada, chegaram ao fim, com o início das obras do Porto Maravilha. As intervenções irão promover uma renovação total do espaço urbano com obras de infraestrutura como, como saneamento, iluminação, abertura de vias expressas, entre uma infinidade de outros projetos abrangendo uma área de quase 10 milhões de metros quadrados, equivalente a todo o bairro de Copacabana.


Para atrair o interesse de investidores e conseguir financiamento para as obras de renovação urbana do Porto Maravilha, a Lei Municipal Complementar nº 101/2009 autoriza o aumento do potencial construtivo na região, ou seja, permite a construção além dos limites atuais, com exceção das áreas de preservação, de patrimônio cultural e arquitetônico, e dos prédios destinados ao serviço público. Para explorar este novo potencial construtivo, os interessados deverão comprar os Certificados de Potencial Adicional Construtivo (CEPACs). Todo o valor arrecadado com a venda dos CEPACs é obrigatoriamente investido na melhoria da infraestrutura urbana e em serviços na região.

Em verdade é hoje o maior projeto de Revitalização e Reurbanização do país e em ações em parceria público privada tem previsão da construção em Infraestrutura de:
4 (quatro) km de túneis
66 (sessenta e seis) km de redes de drenagem
85(oitenta e cinco) de redes de esgotos
Construção de 3 Estações de Tratamento de esgotos
Execução de 650 mil m2 de calçadas
17 km de ciclovias
Plantio de 16.000 árvores
Construção de linhas para VLT
Construção de estacionamentos
Lançamentos de unidades hoteleiras
Tudo isso e mais em modelagem Institucional - Financeira de altíssimo investimento (muito superior ao previsto para a construção da Ponte de Salvador a Itaparica)
Já ocorreram leilões de Títulos mobiliários o que aumenta o poder Imobiliário e Sócio Econômico na abrangente requalificação urbana.

As obras estão em andamento e ainda vai levar anos para sua total conclusão, mais o importante é que o povo está observando as modificações realizadas. Até sua conclusão dezenas de bilhões de reais serão aplicados.

Cabe aqui algumas perguntas:

Lá Pode? E aqui por que não?

ACM Neto deve desengavetar o presente recebido de empresa privada do projeto de Revitalização e Requalificação do Comercio e ter plena visão de que o saber é o caminho mais lógico para o poder e para conquista-lo é fazer do querer a realidade plausível para se tornar realidade.

O Prefeito ACM Neto  deve assinar o mais rápido possível o acordo para a construção das linhas 1 e 2 do Metrô de Salvador, pois estará ajudando ao governador Wagner a transformar o sistema viário de Salvador. É sempre bom ter em mente que nossa capital é a terceira mais populosa do Brasil e também o terceiro colégio eleitoral, na última eleição contando com 1.881.554 eleitores.

Conselho e água só para quem pede, mais é fácil de se entender que uma mão lava a outra e o resto...é questão de tempo.


Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos vai investir R$6 Bilhões

A concessionária é formada pelo grupo Invepar e Airports Company South Africa

Obras inicialmente previstas no valor de R$3 Bilhões até 2014

Edf.garagem com 2.644 vagas (inicio de operação em maio 2013)
Terceiro Terminal de Passageiros (T3) com cinco andares em andamento.
Os investimentos continuarão e vão chegar a R$6 Bilhões até 2032.

Ponte Salvador a Itaparica

Idealizada como uma obra de arte destinada a durar um século, a ponte Salvador-Itaparica terá padrões estéticos compatíveis com a preservação paisagística da Baía de Todos-os-Santos (BTS).



De acordo com o projeto arquitetônico proposto no encerramento do PMI, a ponte terá aproximadamente 12 km, com um total de seis faixas de tráfego e duas pistas de acostamento, o que garante melhores condições de mobilidade, segurança e nível de serviço no longo prazo. “Com o aprofundamento dos estudos, algumas modificações poderão surgir, mas o projeto está adequado a um fluxo de tráfego crescente, resultante não apenas do movimento desviado das rodovias existentes e daquele induzido pelo aumento da população da Ilha, mas, sobretudo, pelo incremento no longo prazo da renda dos baianos”, pondera o secretário do Planejamento do Estado.

Outro destaque da concepção é que a ponte será compatível com a expansão do Porto de Salvador e com a viabilidade das operações portuárias no interior da Baía de Todos-os-Santos, garantindo ainda a implantação de estaleiros e grandes unidades industriais nos municípios do entorno da BTS.

O Comitê e o Grupo de Trabalho Executivo (GTE) é presidido e coordenado pelo secretário do Planejamento e integrado pelos secretários da Casa Civil, Infraestrutura, Fazenda e Desenvolvimento Urbano, além do presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia).
O Custo é estimado entre R$6 a 7 Bilhões e prazo para construção de 4 (quarto)anos.

Sempre há constestações em tudo que o poder público tenta realizar na Bahia e naturalmente mesmo quando  por conta de parceria público privada (PPP) interesses de outros estados, de políticos da terra que tentam sabotar os governantes e lutam e criam condições para impedir a disponibilização de elementos facilitadores a concretização das metas sonhadas, planejadas e projetadas pelos governos, oferecendo explicações pessimistas, travadoras, obstaculizadoras, mesquinhas e até desmoralizantes, mas sem nenhum respaldo em tecnologia e em ciência.

Quantos anos tem a construção da Ponte Rio- Niterói? Será que com todo avanço na engenharia, na aplicação de novos materiais não somos capazes de construir a Ponte Salvador a Itaparica, sem incidir em equívocos cometidos comparando o ontem com o agora quando vamos construir a Ponte Salvador a Itaparica?

Que não venham os cabeças pequenas que por vezes até a geografia tentam modificar com argumentos pífios, sem lastro ou amparo cientifico e/ou desprovidos de dados consensuais tentar derrubar as ideias, os planos e que também não oferecem nada como uma segunda alternativa para os ganhos que o Sistema Viário do Oeste vai oferecer a Bahia e ao país.

Teimosos, cabeças pequenas, ambientalistas de araque, a Ponte é questão de tempo, é um projeto grandioso que por si só dará uma grande repercussão a Bahia.

Gente a Bahia que tem um atraso em torno de 20 anos em relação a infraestrutura em comunicação, energia,estradas, ferrovias,aeroportos e vetores outros como educação em seu imenso leque; muito embora no governo Wagner tem conseguido melhoras de expressão e se não conseguiu muito mais se deveu ao exercito dos contras pelo fato de serem contra.

O que não se pode entender é o descompasso entre realizações como energia eólica e a falta da construção de linhas de transmissão de responsabilidade federal.
O que não se pode entender são as faixas de servidão e de domínio, serem invadidas e não ter providências por parte de determinados órgãos que tentam sustar construções que vão trazer desenvolvimento e progresso.

Não se pode entender a falta de leis melhorando a segurança jurídica aos investidores que querem aplicar seus recursos.

Sei que podem dizer que tudo escrito acima é um lenga-lenga que não vai surtir nenhum efeito...sei também que uma coisa é certa vai haver um grande crescimento Imobiliário em Salvador- Vera Cruz, Itaparica e outros municípios próximos e vai acontecer uma melhoria das estradas pela redução em parte delas na trafegabilidade de veículos de todos os pesos.

Será que em outras localidades no Brasil tem tantas ações opositoras?

É só fazer pesquisas e as respostas virão a tona de forma fácil e constrangedoras.

A Economia baiana até em ano onde o país sofreu muito devido a crise mundial teve um crescimento bem maior do que o registrado pelo Brasil, é só não ficar com preguiça e ler sobre o assunto pautado.

Fotos ilustração arquivos Google.

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