“A Bahia é o primeiro estado fora do eixo Rio-São Paulo com perspectivas reais para a realização de negócios”. A afirmação foi feita pelo diretor do Conselho Empresarial Rússia-Brasil, Aleksander Medvedovsky, durante a realização do Iº Encontro Empresarial Bahia-Rússia, nesta segunda-feira (18.02), na sede da Fieb, no Stiep.
Medvedovsky disse que vários empresários russos têm demonstrado interesse em investir no estado. Segundo ele, as áreas de infraestrutura para o setor de óleo e gás, mineração, energia, petroquímica, agronegócio e ferrovias são as preferidas para os investimentos. “Esse evento vai ajudar a estreitar a relação entre a Bahia e a Rússia e, com certeza, alguns negócios deverão surgir”, revelou.
Para o secretário da Indústria Comércio e Mineração, James Correia, os russos chegam em um momento muito bom. “Depois da China, a Rússia começa prospectar investimentos em nosso estado. As possibilidades são enormes. A Bahia tem um grande potencial nas áreas mineração, petróleo e agronegócio”, disse James na abertura do evento.
No encontro, o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, destacou o potencial baiano no agronegócio. “Hoje, a Bahia é um terreno fértil para os investimentos”, afirmou, lembrando que empresas baianas já mantêm negócios com os russos, através da importação de fertilizantes e a exportação de calçados e derivados do sisal.
Segundo o secretário para Assuntos Internacionais, Fernando Schmidt, o encontro se mostra uma excelente oportunidade para o estreitamento das relações comerciais. “Hoje, o Brasil é o maior parceiro comercial da Rússia na América do Sul e a Bahia se coloca à disposição para o aumento desses investimentos”, revelou.
O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Reinaldo Sampaio, também destacou a importância do evento. “Ele vai gerar um maior conhecimento mútuo e, a partir daí, a abertura das portas para os negócios”, disse.
De acordo com o vice-chefe da Representação Comercial da Rússia no Brasil, Dmitry Burych, os empresários do seu país vêm olhando com atenção especial o potencial baiano. “Esta é uma oportunidade muito interessante para as duas partes se conhecerem melhor. Acredito que a partir disso se criem condições favoráveis para os negócios”, garantiu.
Realizado pelo Governo do Estado – por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), Secretaria da Agricultura (Seagri) e Secretaria para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter) -, em parceria com a Fieb, o evento reuniu representantes do governo estadual, empresários baianos e russos. O encontro contou ainda com o apoio da embaixada da Rússia e do Conselho Empresarial Rússia-Brasil.
Fonte: SICM
Nenhum comentário:
Postar um comentário