terça-feira, 31 de maio de 2011

Você gosta de chocolate?

História com sabor em 3 capítulos
2º Capitulo

O cacaueiro é a árvore  que dá origem ao fruto chamado Cacau, planta essa de clima quente e úmido, gostando de sombras e com solo preferencial argilo -arenoso e por essa razão vegeta bem em sub-bosques, matas raleadas.
É uma lavoura pouco mecanizada e por isso apresenta o emprego grande de trabalhadores.

No Brasil o Cacaueiro já existia em estado natural na Amazonia, depois passou para o Pará e depois chegou a Bahia, estado que ainda hoje produz em torno de 95% da produção nacional que deve corresponder em torno de 5% da mundial, que tem como a Costa do Marfim com 40% a posição de maior produtor.

Na América Latina  não se tomava o Chocolate como conhecemos e sim como uma bebida de sabor amargo e picante, pois sua confecção ou produção era com as amêndoas torradas e moídas misturadas com água e pimenta.

O Chocolate é originado da moagem das amêndoas secas em processo industrial ou caseiro extraída do fruto denominado Cacau que é ainda responsável pelos sub-produtos como polpa, suco, geleia, manteiga,destilados finos e chegando até a sorveteria.

No próximo capitulo de forma sucinta comentarei sobre o cultivo e a produção na Bahia, quando figurou como um dos estandartes da economia do estado, como se poderá observar
com uma música que dizia: " Cacau, Petróleo e Paulo Afonso as riquezas da Bahia" e por aí mostrava a pujança na época de grandes saudades e recordações.

Os produtores de Cacau ficam com 3% da renda gerada com a produção do chocolate que é estimada de forma global em US$ 60 milhões/ano.

O Cacaueiro foi responsável por muito tempo pela preservação da Mata Atlântica no Sul do Estado por necessitar de sombras e solo úmido para seu desenvolvimento e produção e ganhou uma excelente companheira a bananeira em importante parceria produtiva.

Nenhum comentário: