segunda-feira, 30 de maio de 2011

E o Porto Sul? com a palavra o sarrafo.

Veículo: JORNAL DO TOCANTINS

Caderno: Ultima Noticia
Data: 30/05/2011

FERROVIA - Oeste-Leste deve ter base em Gurupi





Palmas - Em reunião na manhã de ontem, em Brasília (DF), com o governador José Wilson Siqueira Campos (PSDB), o presidente da Valec Engenharia, Construção e Ferrovias S/A, José Francisco das Neves, o Juquinha, firmou compromisso de que a Ferrovia Oeste-Leste terá uma base em Gurupi, a 243 quilômetros de Palmas, no Sul do Tocantins.
"O projeto está bem adiantado e a linha passará por Barreiras (BA) com destino ao novo porto que será construído entre Ilhéus e Salvador", disse Juquinha.

"Temos uma posição geográfica estratégica e a construção de mais esta ferrovia aumenta a capacidade de crescimento", comentou Siqueira. Um termo de convênio para cooperação técnica mútua para o desenvolvimento da área de influência da Ferrovia Norte-Sul no Tocantins foi levado pelo governador a Juquinha, que por sinal é de Taguatinga, a 488 quilômetros de Palmas, no Sudeste Tocantins.

Acompanhado do secretário estadual das Relações Institucionais, Lívio de Carvalho, e do senador Vicentinho Alves (PR), o governador entregou a proposta de cooperação técnica à Valec e apresentou alguns pontos para serem analisados pela construtora, como um termo aditivo relativo aos pátios das plataformas multimodais da Norte-Sul no Tocantins.

As plataformas multimodais contam com apoio DA Petrobrás e participação das empresas interessadas na sua construção, ressaltando-se que todas elas estarão equipadas para o embarque/desembarque e desembaque/embarque de todos os modais envolvidos, rodoviário, ferroviário e hidroviário. O governador ainda propôs à Valec que os municípios tocantinenses constem no plano de mitigação dos impactos ambientais decorrentes da construção da Ferrovia Norte-Sul. (Maisa Lima, com informações da Secom)


Oeste-Leste

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste dinamizará o escoamento da produção do Tocantins. Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), terá 1.527 quilômetros de extensão e envolverá investimentos estimados em R$ 7,43 bilhões até 2014.

Nenhum comentário: