domingo, 22 de maio de 2011

A Bahia tem que cobrar, lutar pelo Desenvolvimento, enfrentar a realidade e sem aguardar milagres exigir seus direitos... representados por votos que leva ao poder.


Capitulo 1:

Vou lembrar que na última eleição o resultado para a disputa presidencial na Bahia registrou como resultado final:

Dilma 4.737.079 votos (70,85%) – Serra 1.948.584 (29,15%) dos votos válidos com uma Diferença de 2.788.495 votos, equivalente a 23,1597% de 10.041.288 votos que Dilma teve de frente sobre Serra.

A maior diferença em número absoluto de votos.

E como sempre há o amanhã é que acho que chegou a hora e o momento de cobrar.

Assuntos a serem tratados:

Ferrovia Oeste/Leste

Porto Sul

Outras intervenções em ferrovias na Bahia

Portos de Aratu – Salvador e de Ilhéus

Aeroportos de Salvador e de Ilhéus

Sistema Viário do Oeste (SVO) e outras estradas de rodagem

Ponte de Ilhéus ao Pontal

Obras de Mobilidade Urbana para Salvador

E tudo que se refere a questão de Infraestrutura Logística de interesse da Bahia



Ferrovia Oeste/Leste

Dentre os vários comentários de minha autoria e de personalidades consagradas no mundo das letras, da engenharia, economia e afins, já foi tratado o o trecho da Ferrovia Oeste/Leste que vai de Ilhéus a Caetité, com licitação, contratação e segundo noticias com o inicio das obras propriamente ditas.

O que vou focar se reporta aos trechos de Caetité a Barreiras/São Desidério e daí a Figueirópolis em Tocantins.

É preciso que o trecho de Caetité a São Desidério/ Barreiras seja implementado o mais rapidamente possível levando em conta que o Oeste da Bahia de forte produção tem que poder competir internacionalmente em questão de preços com os mercados internacionais.

É sabido que a Ferrovia Oeste/Leste é um motivo para pensar grande com a ousadia de aumentar em muito a produção de milhões de toneladas já colhidas e através dessa ferrovia e do Porto Sul, conquistar os mercados de além mar.

Conforme o projeto os comboios de 100 vagões, com velocidade de até 80 km por hora, com capacidade de 8.000 toneladas por trem, vai garantir competitividade de produtos como açúcar, algodão, milho, soja, farelos e outros, além certamente de minérios.

É bom lembrar que dentre os municípios produtores citamos o de Luiz Eduardo Magalhães (soja – milho – pecuária a agroindústria), Barreiras (algodão – milho –soja – fruticultura e pecuária), São Desidério (grãos e algodão) e que tem previsões de altos investimentos nacionais e internacionais atrelados sem dúvida a construção da Ferrovia e do Porto Sul.

Quantos empregos serão criados nessa grande região?

A titulo de ilustração hoje a região basicamente não consegue pelo custo logístico ter preço competitivo por exemplo para exportar o milho.

E como a Ferrovia ajudará em muito se fazer uma outra história, é que PensarGrande cobra: Ela tem que sair do papel e já.

Desde Fevereiro de 2008 conforme dados já publicados neste blog que os estudos básicos já estavam prontos, com previsão de custos e tudo mais inerente a sua realização.

A Bahia tem que lutar unida para acabar a desigualdade entre o Centro Oeste – Sul e Sudeste do Brasil em relação ao nordeste e principalmente a Bahia.

Aguarde a continuação...



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