quinta-feira, 5 de maio de 2011

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 Envelopes com propostas para mobilidade urbana foram abertos hoje (3) na Seplan

Foram abertos hoje (3), no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan), os envelopes das empresas e consórcios que participam da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) de Mobilidade Urbana, que definirá o modal a ser implantado no Acesso Norte, interligando os municípios de Salvador e Lauro de Freitas. Dez interessados foram habilitados a participar do processo, sendo que sete apresentaram seus estudos preliminares até o dia 2 de maio, prazo limite. Os outros três concorrentes desistiram de participar.
Os estudos preliminares serão julgados pelo Grupo de Trabalho Executivo (GTE) formado por representantes da Secretaria do Planejamento (coordenadora), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (solicitante), Casa Civil, Secretaria da Fazenda e Procuradoria Geral do Estado. As participantes têm até dia 30 de maio para apresentar os estudos finais.
O assessor especial da Seplan e integrante do GTE, Antônio Alberto Valença, explica que a PMI deverá escolher o modal a ser adotado, que pode ser, entre outras opções, BRT ou VLT, além de definir o modelo de gestão. O secretário do Planejamento Zezéu Ribeiro destacou que o objetivo do Governo do Estado é escolher o que seja melhor para o cidadão, para que este chegue ao seu destino pagando um bilhete único, no menor tempo e com maior conforto. “O modelo adotado deve contemplar a integração física, tarifária e operacional e deve deixar um legado para a população, o que vai além da Copa de 2014”, observa Zezéu. O assessor especial Antônio Alberto Valença destaca ainda que uma das condicionantes do julgamento das propostas é que preveja a integração com o metrô. Além disso, acrescenta, serão levados em consideração fatores como a viabilidade econômico-financeira, ambiental, jurídica e modelo institucional de gestão.
Apresentaram propostas: Consórcio Odebrecht Transporte S/A e Setps – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador; Consórcio Camargo Corrêa Infraestrutura S/A e Constrotura Andrade Gutierrez S/A; Metropasse – Associação Baiana de Transportes Metropolitanos; Construtora Queiroz Galvão S/A; Prado Valladares Arquitetos S/A; Invepar Investimentos e Participações em Infraestrutura S/A; e ATP Engenharia Ltda. As desistências foram do Consórcio Geohidro Consultoria Sociedade Simples Ltda e Iberinsa do Brasil Engenharia Ltda; Ibisa Engenharia Ltda; e Vetec Engenharia Ltda.

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