segunda-feira, 30 de maio de 2011

Transporte de massa

Veículo que trafega em trilhos sobre um túnel de deslocamento de ar comprimido em viadutos de transito que deverão ter no mínimo sete metros de altura e sua primeira etapa vai da Estação de Trens da Calçada à Avenida da França com distância de 3 km, essa é a promessa da Prefeitura de Salvador
Abaixo comentário publicado no Jornal A Tarde de 29.05.2011.
TEMPO PRESENTE
Levi Vasconcelos Jornalista
tempopresente@grupoatarde.com.br

o segredo do aeromóvel

O aeromóvel gerou rebu, depois que João Leão anunciou o projeto de implantar três qui­lômetros entre a Calçada eo Comércio (custo de R$ 90 milhões). Dele disseram cobras e lagartos, como Miguel Kertzman, ex-secre­tário de Transportes de Salvador: que trata"se de. uma tecnologia ultrapassada, só implan­tada em Porto Alegre há mais de 30 anos e nunca passou de um quilômetro de extensão porque ninguém quer.

Marco Arildo, presidente da Trensurb, a estatal que administra o aeromóvel de Porto Alegre, conta uma história bem diferente.

Diz ele que o veículo transporta 300 pessoas durante uma hora ao custo de R$ 5de energia. Pode ser operado também a diesel ou gás, não carrega motor a bordo (o motor é estático) - o que quer dizer poluição zero. Além disso, a implantação é 30% mais barata do que qual­quer outra opção e a operação custa 65% a menos que outros modais.

O grande problema do aeromóvel: a tec­nologia é 100% nacional (do primeiro ao úl­timo parafuso), foi inventado pelo engenhei­ro gaúcho Oscar Coester. Só tem um quilô­metro em Porto Alegre porque é bombar­deado pela concorrência internacional e só agora, no Governo Lula, houve disposição para financiar mais oito quilômetros.

Diz Marcos Arildo, que jornalistas, enge­nheiros e mais quem quiser ir a Porto Alegre conferir, é só ir. As portas estão abertas.

Pensargrande diz: em momento de decisão sobre o transporte de massa para Salvador ( fluxo travado a qualquer hora do dia).é importante que se observe todos os prós e contra para que o povo, sempre ele não saia prejudicado e não haja desperdício de recursos públicos ( do povo, pois cabe ao governo apenas a gestão financeira dos impostos e tributos arrecadados).

Nenhum comentário: