Veículo que trafega em trilhos sobre um túnel de deslocamento de ar comprimido em viadutos de transito que deverão ter no mínimo sete metros de altura e sua primeira etapa vai da Estação de Trens da Calçada à Avenida da França com distância de 3 km, essa é a promessa da Prefeitura de Salvador
Abaixo comentário publicado no Jornal A Tarde de 29.05.2011.
TEMPO PRESENTE Levi Vasconcelos Jornalista
tempopresente@grupoatarde.com.br
o segredo do aeromóvel
O aeromóvel gerou rebu, depois que João Leão anunciou o projeto de implantar três quilômetros entre a Calçada eo Comércio (custo de R$ 90 milhões). Dele disseram cobras e lagartos, como Miguel Kertzman, ex-secretário de Transportes de Salvador: que trata"se de. uma tecnologia ultrapassada, só implantada em Porto Alegre há mais de 30 anos e nunca passou de um quilômetro de extensão porque ninguém quer.
Marco Arildo, presidente da Trensurb, a estatal que administra o aeromóvel de Porto Alegre, conta uma história bem diferente.
Diz ele que o veículo transporta 300 pessoas durante uma hora ao custo de R$ 5de energia. Pode ser operado também a diesel ou gás, não carrega motor a bordo (o motor é estático) - o que quer dizer poluição zero. Além disso, a implantação é 30% mais barata do que qualquer outra opção e a operação custa 65% a menos que outros modais.
O grande problema do aeromóvel: a tecnologia é 100% nacional (do primeiro ao último parafuso), foi inventado pelo engenheiro gaúcho Oscar Coester. Só tem um quilômetro em Porto Alegre porque é bombardeado pela concorrência internacional e só agora, no Governo Lula, houve disposição para financiar mais oito quilômetros.
Diz Marcos Arildo, que jornalistas, engenheiros e mais quem quiser ir a Porto Alegre conferir, é só ir. As portas estão abertas.
Pensargrande diz: em momento de decisão sobre o transporte de massa para Salvador ( fluxo travado a qualquer hora do dia).é importante que se observe todos os prós e contra para que o povo, sempre ele não saia prejudicado e não haja desperdício de recursos públicos ( do povo, pois cabe ao governo apenas a gestão financeira dos impostos e tributos arrecadados).
Nenhum comentário:
Postar um comentário