domingo, 15 de maio de 2011



Mobilidade urbana tem pressa e merece respeito e união dos vários poderes em busca de uma solução para já...chega de tantas bobagens e besteiras


Parte 01



Chega de conversa fiada,lero lero,lenga lenga, incompetência,retrocesso,falta de senso público é o que me leva imaginar dessa gente que faz do assunto uma vitrina, um palco, um picadeiro para exibição de poder, de força em criticas descabidas, intermináveis, em um rosário imenso de besterol, tentando transformar o cidadão usuário de transporte em imbecil,ignorante, desinformado e merecedor do caos já reinante em seu dia a dia impeditivo em seu direito de ir e vir quando lhe convier.
A perda de tempo em debates de pontos de vistas diferenciados não ajuda em nada a solução desse enorme problemão que a todos afligem

Uma coisa é fato Salvador e região Metropolitana precisa para agora e já, de forma mais imediata possível de uma decisão forte e proativa no que concerne ao seu sistema viário de tráfego, com uma verdadeira e moderna mobilidade urbana e tudo isso independente de Copa do Mundo ou não e esse problema só poderá ser resolvido com um conjunto de medidas com ações construtivas abrangentes a abertura de novas avenidas, requalificação das existentes, construção de corredores exclusivos para transportes coletivos seja ele VLT e/ou BRT, construção e utilização de pieis de atracação para transporte marítimo (inicialmente de Plataforma, Ribeira, Ponta de Humaitá, Calçada e daí até ao Porto da Barra)conclusão do Metrô até Pirajá e muito,muitíssimo mais.

Vou tratar do assunto sem visar aspectos políticos, mais tentando usar a força política em beneficio do povo e das cidades daquela região, daí focar por modal as necessidades que minhas andanças consolidaram minhas opiniões anteriores no que concerne ao assunto em pauta.

Metrô: Urge velocidade na conclusão até Pirajá ( da Antiga Rótula do Abacaxi, hoje mais conhecida como Acesso Norte até Pirajá) onde segundo anúncios e informações as estruturas suspensas já construídas representam em torno de 30% das obras a serem executadas e que agora já há um estudo da Engenharia do Exercito Brasileiro, com parâmetros determinantes para seu custo e conclusão. É de bom tom também se incluir como metas futuras as obras do trecho de Pirajá a Cajazeiras, bairro de maior população de que as maiores cidades do Estado. Acho que deverá ser revisto todo o projeto inicial do Metrô para não conflitar com as intenções de construção de outros sistemas.

Ferrovias

É necessária a ligação de Pirajá (da Linha do metrô) a Paripe e daí a Calçada, com os trens do subúrbio remodelados em Metrô de Superfície, com veículo leve sobre trilhos (VLT)possa se interligar ao BRT e/ou VLT que será o futuro meio de transportes de massa nas Avenidas de Vale de nossa Capital.

Já foi aprovada a construção da Ferrovia de Camaçari ao Porto de Aratu, como elo de ligação entre as áreas produtivas e os caminhos para a Exportação, o que representará um salto de qualidade, desde que também o Porto seja ampliado, requalificado para o bem de toda a Economia da Bahia e de seu povo

Requalificação e Construção de Novas Avenidas

A requalificação das Avenidas Orlando Gomes, 25 de Março, Gal Costa,Pinto de Aguiar, com construções de passarelas, instalações de sinaleiras inteligentes e a abertura de novas avenidas tais como a Atlântica, a Linha verde, tudo isso somado as mudanças amplas, totais e de necessidade irreversível que é a Requalificação do bairro do Comércio de Salvador, que passa por inclusive com a retirada da Base de Fuzileiros, que ajudaria se é que se quer realmente a revitalização daquela área, a consolidação desse empreendimento de grande importância para a historia e a vida da própria cidade que não tem território para seu crescimento.

Antes de continuar (leia a Parte 02 em próximo comentário), sei que da noticia a realidade há um longo caminho a percorrer, com entraves por recebimentos de recursos financeiros, recursos jurídicos, favores, posição politica contrária...um verdadeiro caos para um Estado de potencial elevado na avançada qualidade de poder oferecer condições em que os investimentos terão a certeza de lucros certos, seguros e a curto, médio e longo prazo

Continua na Parte 02.

Nenhum comentário: