Tendo por base minhas andanças recentes por Salvador: comento sobre as experiências vividas e as conversas mantidas com familiares (irmão e filha e seus respectivos conjugues que me proporcionaram correr a cidade por todos os seus principais logradouros) e dai assim pude conceber Salvador de hoje.
Entre os anos de 2007 ao inicio de 2011 a capital da Bahia teve um crescimento no numero de veículos em torno de 44,8% e isso decididamente trava a cidade diariamente não importando onde e nem a localização.
A frota que circula em Salvador com base em dados em Março de 2011 era de 736,7 mil veículos; enquanto a população embasada no Censo do IBGE dava conta da existencia de 2.676.606 habitantes, o que resulta em 3,633 pessoas para cada veiculo (3,6).
Esse dado não soa absolutamente real levando em conta os dados pertencerem a periodos próximos,mas não o mesmo.
Entretanto serve como exemplo para um melhor entendimento das dificuldades de o tráfego fluir em consequencia inclusive de as vias de acesso não terem acompanhado o aumento da frota em circulação.
Volto ao foco do titulo desse comentário que trata do travamento do tráfego de Salvador que em verdade não tem mais horário para encontrar um transito livre.
E não venha entendidos sugerir rodizio de placas para circulação de veículos,pois essa medida foi implantada em São Paulo e foi um fiasco e aqui(Salvador) precisa de investimentos urgentes com a construção de novas avenidas, conclusão do Metro, construçao dos corredores para BRT e VLT ( transportes de massa), construção da Ponte de Salvador a Itaparica, conclusão imediata da Via Expressa Baía de Todos os Santos, investimentos em tecnologia com sinaleiras inteligentes, áreas de escape em Avenidas de fluxo rápido para o atendimento de veículos com defeitos e quebras, urgência nas decisões sobre os modelos de transportes nas Avenidas Vasco da Gama, Pinto de Aguiar, Orlando Gomes, Gal Costa, 25 de Março, Luís Eduardo, construção de ferrovia de Piraja a Paripe( conectando com o Metro em Piraja), requalificação da ferrovia de Paripe a Calçada, uma solução urgente para a cidade baixa, que precisa de estacionamentos afim de possibilitar sua revitalização.
Entender uma Base militar em pleno coração de um bairro como a Base de Fuzileiros no bairro do Comercio foge a qualquer entendimento e representa uma falta de sensibilidade e bom senso. A respeito desse assunto tenho lembrança de ter lido que há um projeto de sua mudança e em seu lugar seria construído três Torres e um estacionamento para cerca de 5.000 veículos.
As conversas são bonitas, os combates verbais entre políticos e gestores vivenciam as paginas de jornais, revistas, são noticias em blogs, sites, TVs e toda a midia; mas, a expectativa por enquanto ... bem so resta aguardar que tudo saia do papel e se torne em realidade.
Barbarizante romper as Avenidas Bonoco, ACM, Tancredo Neves, Paralela e outras muitas...pois os congestionamentos são irritantes, estressantes... e haja Deus para que a paciência seja companheira de todos que nesse exato instante conduz um veiculo rumo a sua casa e/ou ao trabalho e/ou ao lazer.
Vou parar por aqui e acompanhar as medidas que deverao ser tomadas e quando houver noticia nova terei a satisfaçao de comentar.
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