SAFRA DE GRÃOS NO ESTADO BATE RECORDE NACIONAL
A Bahia registrou recorde nacional na safra de grãos 2010/2011.
O tripé atuou em condições ideais na região oeste do Estado que contabilizou, no período, recorde de produção e a maior produtividade de soja, milho e algodão do Brasil, de acordo com informações do 3º Levantamento de Safra produzido pelo Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia.
A redução das chuvas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), favoreceu a fase final das safras de soja e milho.
A produção de algodão cresceu 62%, somando 600 mil toneladas de plumas. Em área plantada, o crescimento foi de 51%, ocupando 371 mil hectares.
No caso da soja, a produtividade passou das 51 sacas por hectare para 56 sacas, superando o período anterior em 10%.
A produção, conforme o levantamento, bateu o próprio recorde anterior de 3,2 milhões de toneladas, alcançando os 3,6 milhões. Único produto em que houve redução de área plantada, de 170 mil hectares para 153 mil, o milho compensou com o ganho de produtividade, de 12%.
Essa região crescerá muito mais quando for servida pela Ferrovia Oeste/Leste (trechos de Barreiras/São Desidério a Caetite e São Desidério/Barreiras a Figueirópolis-TO. É preciso que as obras sejam iniciadas permitindo um maior desenvolvimento do Estado e do País)
Nenhum comentário:
Postar um comentário