segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mobilidade urbana tem pressa e merece respeito e união dos vários poderes em busca de uma solução para já...chega de tantas bobagens e besteiras


Parte 02
Avenida Paralela (Av Luis Viana Filho) concebida em traçado paralelo a Avenida Otavio Mangabeira, a que vai do Largo de Amaralina a Itapuã, na Orla maritima  que precisa de um projeto moderno, futurista que permita equipamentos dignos do belo litoral e que faça a população residente e domiciliada e os turistas poder desfrutar de bons momentos de lazer com segurança, higiene,conforto e beleza.

A avenida Paralela queiram ou não é a espinha dorsal do Sistema Viário de Salvador. Ela foi idealizada na década de 60, teve sua construção iniciada em 11/11/68, foi aberta a população em 1971 com a 1ª pista, em 04/09/74 é inaugurada a 2ª pista e no governo municipal de Imbassahy (de 1997 a 2004) foi inaugurada a 4ª pista.

A Paralela tem inicio na Avenida Tancredo Neves,próximo ao Hospital Sarah e seu término é na confluência das Avenidas Caribé, Dorival Caymmi e São Cistovão, próxima e antes do Aeroporto. Ela continuou a crescer de forma fantástica e na proporção de seu desenvolvimento a cidade terá que buscar novos caminhos como exemplo o Sistema Viário do Oeste, com a Ponte Salvador a Itaparica como um de seus vetores.

Enquanto isso parte do canteiro central da Avenida Paralela será ocupada por corredores de transportes de massa seja ele BRT e/ou VLT e tudo isso afora as requalificações das Avenidas já existentes e a construção de novas avenidas.

O projeto BRT prevê deslocamento entre 35 a 45 km/h, em faixa especiais ou corredores exclusivos de tráfego o que ajudaria o fluxo de veiculos que teria uma ajuda extremamente necessária com a construção das Avenidas "Via Viva" que ligaria o acesso norte a estrada Cia/Aeroporto, tirando parte do tráfego que se destina a Portão em Lauro de Freitas e ou a demanda em sentido contrário e a Via Atlântica que funcionaria como a nova Paralela as duas avenidas já existentes (Otavio mangabeira e Luis Viana Filho).

Voltando ao BRT ou VLT, com maior possibilidade para o primeiro modal, por ter custo mais barato, permitir menor prazo em sua construção, alem de ter recurso garantido  para etapa do Acesso Norte ao Aeroporto, com amplas possibilidades de seguir daí para Portão em Lauro de Freitas, deverá ter sua construção iniciada em breve.

O ônibus articulado é espaçoso, luxuoso, é um veículo sanfonado de linhas modernas com aparência de Trem- Bala. O ônibus articulado tem custo estimado por unidade entre R$320 a 350 mil e a responsabilidade de sua compra e aquisição será da concessionária vencedora do Edital, conforme estará inserido no Edital para a concessão de exploração e construção desse sistema de transportes.
Continua na Parte 03
Foto: Modelo usado em Curitiba.

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