sexta-feira, 27 de maio de 2011

O que mudou sobre a construção do novo aeroporto de Ilhéus?


PERGUNTAS FREQUENTES

Por que se construir um novo aeroporto em Ilhéus?

O novo aeroporto tornou-se necessário devido à limitação de comprimento da pista de pouso do atual aeroporto e das condições de urbanização em torno dele, que levaram a restrições operacionais para a aviação comercial, ambos fatores incompatíveis com as projeções de demandas por transporte aéreo para a região. Após a conclusão do novo aeroporto, as atuais instalações serão desativadas pela Infraero e a área do atual aeroporto será incorporada à cidade.

Quando surgiu a proposta de construção de um novo aeroporto em Ilhéus?

Em abril de 2009, a Infraero incumbida, pelo Ministério da Defesa, de construir e operar o novo aeroporto de Ilhéus. Em agosto de 2009, o Estado da Bahia e a Infraero firmaram o Acordo de Cooperação nº 004/2009/0054 para a incorporação, planejamento e projeto do novo aeroporto de Ilhéus.


Qual o custo estimado das ações?

Até o momento as ações de incorporação, planejamento e projeto somam R$ 19,5 milhões. Estima-se que o custo das obras do novo aeroporto de Ilhéus seja de R$ 300 milhões.

Quais as atividades em curso?

A Infraero já publicou o edital de licitação para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e do Plano Diretor do aeroporto. Até o final de agosto de 2010 as propostas serão entregues. Também está em curso os ajustes para desapropriação do sítio aeroportuário.

Qual o cronograma previsto para o empreendimento?

a) Estima-se a obtenção da Licença Ambiental Prévia e aprovação do Plano Diretor do aeroporto até setembro de 2011.

b) A elaboração dos projetos básicos e executivos da 1ª fase de construção do aeroporto estão previstos entre janeiro e agosto de 2012.

c) As obras devem ter início em janeiro de 2013.

Quais as características básicas do novo aeroporto?

Elas serão definidas no Plano Diretor do aeroporto, mas está previsto que a pista de pouso e decolagem poderá chegar a 3.000m x 45m, no futuro, dependendo das demandas. Num primeiro momento, a pista deverá ter 2.000m; a pista do atual aeroporto tem 1.577m.

O sítio aeroportuário escolhido pelo Instituto de Aviação Civil (IAC), ligado ao Departamento-Geral de Aviação Civil (DAC) do Comando da Aeronáutica tem cerca de 8.500.000m², sendo que o atual aeroporto tem apenas 739.000m².
SEPLAN

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