segunda-feira, 30 de maio de 2011

Porto Seguro debate Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014


“Esporte como inclusão social e a viabilidade de Porto Seguro” foi a temática da Audiência Pública realizada ontem (27.05), na Câmara Municipal de Porto Seguro, que contou com a presença do Secretário Estadual para Assuntos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 (Secopa), Ney Campello, do prefeito da Cidade, Gilberto Abade, do deputado estadual Álvaro Gomes; do coordenador de Marketing e Relações Internacionais da Secopa, Marco Costa, do diretor da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia, Ney Santos, além de diversas autoridades e lideranças ligadas ao meio esportivo. A audiência lotou o salão principal da Câmara Municipal.

Durante sua explanação, o Secretário Ney Campello destacou o pleito da cidade, que foi pré- selecionada para ser Centro de Treinamento de Seleção, e a importância do evento Copa do Mundo. “Não estamos falando de qualquer lugar, estamos falando de um lugar especial e de um evento especial, como a Copa do Mundo, que deverá tratar essa cidade com o respeito e o carinho que ela merece”, disse. A sugestão de criação de grupos de trabalhos para tocar os projetos na cidade também foi proferida pelo gestor.

O desafio gigantesco de receber uma Copa do Mundo foi ressaltado pelo Secretário. “O que mais importa para a gente é, depois que a Copa passar, fazer retornar os vultosos investimentos públicos em forma de legado para a população”, enfatizou diversas vezes. Ele lembrou que a Copa do Mundo volta ao Brasil após 60 anos e destacou a grandiosidade dos números que envolvem o maior evento do esporte mundial: orçamento da Fifa – U$ 450 milhões; investimentos nacionais em infra-estrutura – U$ 33 bilhões; investimentos em estádios – U$ 5 bilhões; audiência televisiva acumulada durante o evento – U$ 26 bilhões, além de 3,5 milhões de empregos gerados.

O prefeito Gilberto Abade salientou que todo o poder público municipal está engajado na luta para trazer esse legado para Porto Seguro. “Esse governo não medirá esforços para, em parceria com o Governo do Estado, fazermos todas as obras necessárias para receber um Centro de Treinamento de Seleções (CTS) da Copa do Mundo em Porto Seguro”, destacando que muitas cidades estão na disputa, mas que “depois de Salvador, nossa cidade é a mais bem preparada na Bahia para receber um evento desse porte”.

Abordando o Programa de Interiorização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, coordenador de Marketing e Relações Internacionais da Secopa, Marco Costa, lembrou que além de candidata a Centro de Treinamento de Seleções, Porto Seguro está habilitada ainda a receber as equipes e turistas dentro das seguintes possibilidades: aclimatação – posição geográfica favorece a recepção de seleções para se familiarizarem com o clima do Brasil; recepção turística - proposta pelo Governo do Estado como segundo destino na Bahia; formação de voluntariado - sediando a preparação de mão-de-obra voluntária; Fan Fest - espaço gratuito com telões, shows e projeções voltadas para a Copa do Mundo e ainda como centro de qualificação profissional.

Ney Campello anunciou também uma proposta de realização em Porto Seguro do Soccerex Football Festival, com chancela da Fifa, até 2013. De acordo com o secretário, entre 15 e 20 dias Porto Seguro estará sendo vistoriado pela Fifa, acompanhada por Marco Costa. Somente depois disso a Fifa se posicionará sobre a aprovação da candidatura de Porto Seguro como Centro de Treinamento de Seleções (CTS), que também depende da seleção. “Se nós somos o país do futebol, temos que fazer a melhor Copa do Mundo de todos os tempos”, assinalou.

Enfatizou em seu discurso que Porto Seguro é a cidade baiana que reúne, do ponto de vista geral, o maior número de atributos para ser CTS, decisão que compete a FIFA. Citou alguns quesitos: terceira maior oferta hoteleira municipal do país; proximidade por via área do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, também sedes da Copa do Mundo 2014; visitada por grandes personalidades internacionais; voos internacionais, inclusive a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) acabou de fechar voos internacionais Milão X Porto Seguro, uma articulação que foi iniciada com a Secopa e a Setur, durante a Feira de Milão.

Uma proposta de viagem a Portugal, com representantes da Secopa, Prefeitura de Porto Seguro e Convention Bureau, para apresentação de um book da cidade, com objetivo de capitanear a recepção da seleção de Portugal na cidade, durante o Mundial, também foi firmada.

De acordo com o Secretário, são dois os grandes objetivos para 2014. “Em primeiro lugar, ganhar a Copa do Mundo. O Brasil tem que ser hexacampeão no Brasil. Em segundo lugar, o Brasil tem que ganhar com a Copa”, salientou. Para ele, “com essa audiência de hoje Porto Seguro desceu da arquibancada e entrou no jogo. E nós vamos ganhar!”.

Nenhum comentário: