quarta-feira, 11 de maio de 2011

Pituaçu e energia solar...

Em 10/03/2010 fiz a seguinte postagem: Pensargrande já havia comentado sobre o projeto de geração de energia solar para o estádio de Pituaçu e nesta data o jornal A Tarde fez a seguinte publicação:

"SOB O SOL DE PITUAÇU

E por falar em energia, o governo elabora um projeto que pretende assegurar 100% de energia solar no Estádio de Pituaçu. As sobras serão vendidas para a Coelba. ‘Um parque ecológico merece uma energia ecologicamente correta’, diz Wagner. Um gerador fotovoltáico será instalado no estádio e os módulos solares na cobertura das arquibancadas e áreas adjacentes. A ideia é fazer o mesmo na nova Fonte Nova."
 
E ontem(10.05.11) mais uma vez a noticia chegou ao conhecimento público com uma série de comentários e as possibilidades futuras de sua concretização.
 
A titulo de informação dou a seguir o uso da Energia Solar em Estádios no mundo.
Em Taiwan o World Games Stadium usa energia solar. Produz 1.14 gigawatts/hora de energia, o suficiente para suprir 80% da demanda de energia dos bairros em seu redor;
O Stade de Suisse, 32 mil lugares ( um pouco menor em capacidade de público em relação ao Pituaçu )  gera o  potencial de 700.000 kw/h de Energia Solar usando sistema de painéis solares.
O Catar se inspira no projeto do Stade Suisse para fazer o mundial com Energia Limpa.
A Coelba e o governo do estado da Bahia dotaria o Estádio de Pituaçu de Energia Solar e a Coelba já abriu edital desde 2 deste mês até 22/06 data máxima para o recebimento das propostas em observância as normas da licitação.
Esse edital tem como objeto a instalação no Estádio de Pituaçu de células fotovoltaicas para geração de Energia Solar, considerada segura e limpa.
Os equipamentos tem custo estimado em R$4,5 milhões, com projeto já aprovado pela Anael e que vai gerar em torno de 400kw/p (kilowatts pico) que corresponde a 400 megawatts/ano.
E a Coelba pretende ter ainda este ano implantado todos os equipamentos para geração de energia.
A energia produzida seria distribuída pela Coelba a crédito do governo do Estado e a débito do Estado a energia utilizada pelo Estádio de Pituaçu e depois do encontro de contas o governo receberia seus recursos em forma ainda a ser acertada ( a energia produzida será maior do que a consumida pelo Estádio).
A boa noticia depende de um acerto com o governo e a assinatura do contrato deverá seguir os transmites legais.
Com a concretização desse investimento o Estádio de Pituaçu será o primeiro do país a usar esse sistema energético.

Nenhum comentário: