Habitualmente trato do futebol da Bahia e de forma esporádica faço comentários sobre os clubes de outros estados, mas pela excelente campanha que vem fazendo o Coritiba vou focar informações comparativas com o Bahia.
É verdade que Coritiba e Bahia participaram do Brasileiro da série B em 2010 e ambos foram classificados para a elite, com o time do Paraná sagrando-se campeão.
As posturas adotadas foram diferenciadas,com o Coritiba mantendo grande parte de seu elenco vencedor e fazendo contratações para a melhoria de sua equipe; enquanto o Bahia basicamente foi desmontado e em lugar de jogadores que se destacaram sua diretoria contratou um Trem de atletas iniciantes e ou refugos de outras equipes e o resultado óbvio foi enfraquecimento de seu futebol que o levou a eliminação no Campeonato baiano não passando para as semi-finais, além de ter sido eliminado de forma vergonhosa pelo Atlético do Paraná da Copa do Brasil, quando foi goleado por 5 X 0.
O Coritiba com excelente produtividade invicto há 29 jogos, incluindo o passeio que deu ontem (05/05) no famoso Palmeiras de São Paulo, com aplicação de 6 X 0 é o retrato de uma gestão inteligente e moderna.
É bom lembrar que a equipe do Paraná em 29 jogos fez 81 gol´s com média de 2,79 por jogo e a continuar na atual regularidade em suas atuações tem amplas possibilidades no próximo Campeonato Brasileiro da série A; enquanto nosso Bahia até o momento sem uma equipe montada por inúmeros erros de avaliação em suas contratações, tem a necessidade de uma melhora acentuada para que seu torcedor diminua o sofrimento e possa se manter no bloco de elite do Brasileiro.
Os cuidados nas novas contratações tem que ser um dos objetivos principais de sua politica para o futebol e sinceramente não entendo a lógica de precisar sair do estado para um curto período de treinamento para o enfrentamento da maratona que já vai começar.
Salvo melhor juízo, os dez anos sem ganhar o campeonato baiano já é uma forte dose para aumentar o desencanto de sua torcida,mas sem dúvida será comparativelmente muito pequeno se a resultante de sua futura campanha no brasileiro lhe fizer retornar a série B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário