sexta-feira, 18 de novembro de 2016

NOTICIAS IMPORTANTES.




 
 
 
CODEBA AFIRMA QUE PLANO DE GERENCIAMENTO DA PREFEITURA PRECISA DE ADEQUAÇÕES
18/11 - 14:13hs - João Paulo Lima
 
Descrição: http://www.bahiaeconomica.com.br/ckfinder/userfiles/images/porto(8).jpg
 
A prefeitura de Salvador está propondo um Plano de Gerenciamento Costeiro que pode obrigar o Porto de Salvador a encerrar suas atividades nos próximos anos. Para entender mais sobre o assunto o portal Bahia Econômica entrou em contato com a Codeba (Companhia das Docas do Estado da Bahia) empresa responsável pela gestão do Porto de Salvador.
 
Por meio de nota técnica a empresa explicou que participou da audiência pública promovida pela Secretaria Cidade Sustentável no dia 11 de novembro, e naquela oportunidade defendeu a necessidade de adequação do plano da prefeitura.  Segundo o documento a Codeba “protocolou Nota Técnica com sugestões de alteração e adequação do projeto à Constituição Federal e Legislação Ambiental Federal. Ao final, se colocou à disposição do Município de Salvador para participar das próximas reuniões sobre o tema para aperfeiçoamento do projeto”.

Ainda de acordo com a Nota a codeba ainda está aguardando uma posição da Prefeitura de Salvador sobre as alterações propostas, especialmente no que tange à “compatibilização do projeto à competência legislativa privativa da União sobre matéria portuária, e adequação dos artigos que tratam dos portos à Constituição Federal e Legislação Ambiental Federal, especialmente no que toca à exclusão das proibições de movimentação de carga no Porto Organizado de Salvador”
 
O plano, que  foi apresentado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Cidade Sustentável (SECIS) com  o apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente. realizou Audiência Pública para sua apreciação no último dia 11.
Fonte:Bahiaeconômica
Sexta, 18 de Novembro de 2016 - 11:20
Descrição: Maia propõe restringir mandatos de ministros do STF a oito anos
Foto: Divulgação
O deputado Arthur Maia (PPS-BA) apresentou na última quarta-feira (16) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que restringe o mandato dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a oito anos. A determinação valerá também para os ministros dos Tribunais Superiores (STJ, STM e TST) e do Tribunal de Contas da União. A proposição determina que, após os oito anos, os ministros não poderão ser reconduzidos ao cargo. Atualmente, o mandato dos ministros não é fixo. Com base no o artigo 101 da Constituição, cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada, podem ser indicados como ministro do STF e permanecerem por até 35 anos, até atingirem a idade da aposentadoria compulsória (75 anos).  “É imprescindível haver uma alternância para quem exerce o poder de julgar e decidir as principais questões jurídicas da Nação. Buscamos, com a proposta, a renovação planejada dos quadros dos tribunais sem ferir a prerrogativa de independência do Poder Judiciário. A oxigenação da jurisdição constitucional justifica a aprovação desta proposição”, defende Maia. O parlamentar também apresentou uma PEC pelo fim da contribuição sindical obrigatória. O texto proíbe a imposição de qualquer contribuição a não associados ao sindicato. “Atualmente, essa contribuição, também chamada de imposto sindical, é obrigatória mesmo para quem não é filiado ao sindicato. Na minha opinião, isso representa uma flagrante contradição com a liberdade sindical expressa na Constituição. Se é contribuição, não pode ser obrigatória”, argumenta.
Fonte:bahianoticias
Descrição: Missão do FMI viaja ao Brasil para avaliar situação financeira dos estados
Foto: Reprodução / Achei USA
Uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) deverá chegar ao Brasil na próxima semana para acompanhar de perto a situação financeira dos estados. Uma das ações do grupo é o diálogo com autoridades, técnicos e economistas de organismos internacionais que atuam no país, de acordo com a colunista Mônica Bergamo. A medida é reflexo da situação em que se encontram estados brasileiros e que vem preocupando organizações estrangeiras, que financiam algumas unidades da federação. O caos econômico no Rio de Janeiro, por exemplo, tem feito com que o estado não honre suas dívidas.
Fonte:bahianoticias

 
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, criou um grupo para acompanhar a tramitação no Congresso do projeto de lei que trata das dez medidas contra a corrupção e impedir tentativas de anistia à prática de caixa 2 em campanhas eleitorais.O grupo conta com mais de 40 integrantes da Procuradoria e manterá contatos com os deputados federais, inclusive com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). 
 
O próprio Janot é o responsável pela coordenação. Na portaria que estabeleceu a criação do grupo na noite de quinta-feira (17), ele afirmou que "é preciso estar atento a tentativas de promover retrocessos que desfigurem a natureza do projeto"."Agora, na reta final das discussões na comissão especial que trata do projeto na Câmara dos Deputados, houve a percepção de que haveria medidas que trariam risco de desfiguração do projeto inicial, que prevê o fortalecimento dos mecanismos de combate à corrupção", afirmou ao UOL nesta sexta-feira (18) o vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, um dos integrantes do grupo.
 
O texto do relator propõe a tipificação do crime de caixa 2. Dino elogiou o trabalho de Lorenzoni, mas disse temer que deputados ou partidos apresentem uma emenda para formalizar a anistia. "Percebeu-se um movimento de apresentação de ideias para criar dispositivos para anistiar expressamente casos passados de caixa 2". Em setembro, os deputados já tentaram votar de surpresa uma anistia a quem praticou esse crime.
 
As medidas contra a corrupção foram propostas pela Procuradoria-Geral e contaram com as assinaturas de apoio de 2,3 milhões de pessoas. O relatório de Lorenzoni precisa ser aprovado pela comissão que trata do tema antes de ir à votação no plenário da Câmara dos Deputados. O projeto voltará a ser discutido na Casa na próxima semana.
Fonte:bahiaeconomica
 

Nenhum comentário: