terça-feira, 8 de novembro de 2016

Homenagens a Waldir Pires


Missa marca celebração dos 90 anos de Waldir

Luan Santos

Descrição: Waldir Pires (PT) assistiu à missa no Mosteiro de São Bento - Foto: Adilton Venegeroles l Ag. A TARDEWaldir Pires (PT) assistiu à missa no Mosteiro de São Bento

Com mais de 60 anos dedicados à política e um histórico de luta contra o golpe de 1964 e pela redemocratização do Brasil, o ex-governador da Bahia Waldir Pires (PT), que comemorou nesta sexta-feira, 21, 90 anos de idade, é um dos poucos personagens da história brasileira que testemunharam e vivenciaram os principais fatos políticos do país no século passado.

Ao final deste ano, ele encerra mais um cargo público, o de vereador de Salvador, mas ressalta que, no auge dos 90 anos, não vai abandonar a política. “Agora, sigo como cidadão, aconselhando os mais jovens e sempre disposto a colaborar” disse Waldir, ao participar da missa de ação de graças para comemorar seu aniversário, nesta sexta, no Mosteiro de São Bento, no Centro da capital baiana.

A celebração religiosa contou com a presença de amigos e familiares dele, políticos e acadêmicos baianos, como o ex-governador da Bahia Roberto Santos, o deputado federal Nelson Pelegrino (PT), o presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Paulo Câmara, e o reitor da Ufba, João Carlos Salles.

Waldir chegou ao mosteiro, foi recepcionado por amigos e familiares e não escondeu a emoção. Ao entrar na basílica, fez questão de cumprimentar a todos que foram à celebração. Ao final da missa, o ex-governador foi homenageado pelo abade do mosteiro, dom Emanuel d’Able do Amaral, com a Medalha da Ordem do Mérito do Patriarca São Bento.

Mesmo neste momento de efervescência da política nacional, Waldir mantém a serenidade e diz que é preciso resistir e lutar contra o “golpe”, como se refere ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Afirmou que a juventude tem papel fundamental nessa resistência.

O ex-deputado federal Emiliano José (PT), que escreve a biografia de Waldir, afirmou que o ex-governador tem uma trajetória política e acadêmica extraordinária. Para Pelegrino, o ex-governador é um “exemplo de seriedade e ética, com uma vida dedicada à democracia e à justiça social”.

Trajetória

Com a vida política iniciada em meados do século passado, Waldir Pires participou ativamente da campanha “O Petróleo é Nosso”, foi deputado federal durante o governo Juscelino Kubistchek, consultor-geral no governo de João Goulart, exilado político, ministro da Previdência de Tancredo Neves, mantido por José Sarney.


Nos anos 2000, foi deputado federal e ministro durante o governo do ex-presidente Lula nas áreas de Defesa e da Controladoria Geral da União. Na última segunda-feira, ele foi homenageado com o título de Doutor Honoris Causa da Uneb. Waldir será novamente homenageado no próximo dia 10 de novembro em uma sessão especial na Câmara Municipal.

Waldir 90, orgulho da Bahia.

Emiliano José – Jornalista e escritor – Postado em A TARDE

Nasceu no Cajueiro, em 21 de outubro de 1926. Um arraial, mais tarde emancipado como cidade, Acajutiba. Mais tarde quer dizer 1952. Nem bem três anos completados, e os pais Zeca Pires e Lucíola.  juntam as tralhas e seguem viagem para Amargosa, cidade grande perto do Cajueiro. Coletor federal Zeca Pires foi destacado para praça melhor, dos lindos jardins, capital do café.

Lá, o menino vai se criar, conhecer as primeiras letras, inaugurar traquinagens, fazer o primário sob a batuta da professora Vivinha. Eram Walter, o mais velho, e ele, os filhos trazidos do arraial. Zeca e Lucíola tiveram ainda Waldemir e Wilma nascidos em Amargosa.

Meio ressabiado, arria as malas na estação de Nazaré das Farinhas em 1937, nem onze anos ainda, pra começar o ginásio no Clemente Caldas, onde suas primeiras e fortes noções de cidadania começaram a se constituir, sobretudo na luta contra o nazifascismo. Junta dinheiro dando aulas de latim em 1942. Em 1943, é Salvador, é o mar, o Colégio Central. Em 1945, Faculdade de Direito da Bahia, 1949,formatura,não sem antes enfrentar tuberculose, tratar-se em Minas Gerais e voltar para concluir o curso. Eleito orador da turma, cumpre a tarefa por sua disciplina espartana – ainda se recuperava de grave febre tifoide, não podendo estar presente no Te Deum do Mosteiro de São Bento.

Todo homem tem sua Estrada de Damasco, sua iluminação. Não se pode dizer tenha sido o notável discurso dele, como orador da turma, quando vai buscar um Ruy Barbosa progressista, atento à justiça social, aos ventos do socialismo, um soldado contra as desigualdades.

Talvez passe de Saulo e Paulo iluminado por João Mangabeira, paraninfo da turma de Direito de 1944, discurso assistido por ele, nunca mais esquecido. Nele, Mangabeira despia-se dos velhos conceitos do Direito pretendendo ser o sustentáculo dos dominantes, para ser outro, voltado aos mais fracos, aos mais pobres. Dia de Nossa Senhora da Conceição da praia, 8 de dezembro.

Descobre  Harold Laski, intelectual britânico, político e lê para nunca mais esquecer” Reflexões sobre a revolução da nossa época”, abordagem instigante sobre o mundo, guerra, sobre as transformações sociais, ênfase no proletariado e nas classes dominadas, marxista heterodoxo, partidário da revolução pelo consentimento, avesso á ditadura do proletariado, mas defensor do socialismo, democracia como valor essencial. As ideias do livro inscreveram-se como cláusulas pétreas na cabeça do jovem do Cajueiro, carregadas pela vida inteira, subsidiando para sempre sua militância política.

Provavelmente, foi alertado por Mangabeira, em cujo discurso Laski aparecia com destaque.

Um politico voltado à democracia,  irreversívelmente. Não se surpreenderá Waldir em nenhuma vacilação na história quando se tratar do Estado Democrático de Direito: não houve em 1964,quando pagou o preço do exílio, não houve agora, com o golpe parlamentar jurídico- midiático, a Honduras e Paraguai.

O Mosteiro São Bento o homenageou no dia de seu aniversário. Suas filhas Cristina, Vivian, Lidia, seu filho Chico, Zonita, sua companheira, Wilma, sua irmã, netos, bisnetos, centenas de amigos e companheiros de ideias estavam lá para saudar uma vida inteira dedicada aos mais pobres, às melhores causas da humanidade.

A Uneb, na mesma semana, o homenageia com o titulo de doutor honoris causa, justa honraria para quem foi professor de Direito Constitucional da Universidade Católica, coordenador dos cursos de Direito da Universidade de Brasília, professor da Universidade de Dijon e do Instituto de Altos Estudos da América Latina, na França, no exílio.

Longa existência dedicada à militância.

Um homem que no entardecer da vida ainda resolveu ser vereador pelo PT na cidade que o apresentou ao mar e às turbulências da vida politica,

Se a coragem é um atributo fundamental da política, Waldir a teve sempre. Se a dignidade também, esta nunca lhe faltou.

Seus  filhos e amigos tem justas razões de se orgulhar dele.
===================================
As postagens acima representam homenagem de Pensargrande.

Nenhum comentário: