segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Noticias atuais - 21.11.16


Por Painel - em Poder (Folha de São Paulo)
Super Terça Vários partidos da Câmara escolheram esta terça-feira (22) para discutir nomes que devem ser lançados contra a pretensão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) de se reeleger para a Presidência da Casa, em fevereiro. O centrão vai se reunir na casa de Jovair Arantes (PTB-GO), um dos postulantes ao cargo. PT e PC do B também têm encontro para definir um candidato da oposição. E uma ala do PSDB quer se descolar do atual presidente da Câmara e ameaça entrar na disputa pela cadeira.
Só love O partido de Michel Temer se aproxima da candidatura de Maia. “Superada a questão jurídica, pelo bom trabalho que faz, o PMDB vê com muita simpatia sua candidatura”, diz o líder da bancada Baleia Rossi.
Prova de fogo Aliados de Rodrigo Maia dizem não temer o enfrentamento com o centrão na Comissão de Constituição e Justiça: “Se com a caneta na mão ele não conseguir aprovar um parecer, não merece mesmo ser reeleito.”
Demoliu Quem acompanha a novela da construção do La Vue Ladeira da Barra, em Salvador, e a polêmica envolvendo o caso vaticina: o empreendimento de 30 andares foi para o espaço.
Trocadilho Um gaiato ligado ao governo anda chamando o projeto de “La Vue Ladeira Abaixo da Barra”.
Patrimônio De Chico Alencar (PSOL-RJ): “Se Geddel continuar, o legado de Calero terá sido o de revelar a cultura de tráfico de influência, abuso de poder e patrimonialismo do governo Temer”.
A fila andou Com Roberto Freire no Ministério da Cultura e Soninha Francine na Secretaria de Desenvolvimento Social em SP, o tucano Adérmis Marini vai assumir uma cadeira de deputado federal.
À espera Oitavo suplente da coligação PSDB, DEM e PPS e vereador reeleito em Franca (SP), Marini teve 25 mil votos para a Câmara em 2014.
Fui De um peemedebista sobre a comitiva que foi ao Vaticano: “Viagem de deputado já não é missão oficial, é rota de fuga”.
Aqui não A articulação do novo partido de esquerda que alas do PT e do PSOL discutem com MTST é paralela à formação de uma frente ampla nos moldes da uruguaia. A divergência é em relação a Ciro Gomes (PDT), possível nome da frente para 2018.
Gentileza Convidado pelo presidente do PSDB de SP, Pedro Tobias, para o encontro de prefeitos eleitos, no sábado (19), na capital paulista, Aécio Neves, presidente nacional do partido, esperava uma ligação do anfitrião Geraldo Alckmin para ir ao ato.
Prévias de 2018? Como seu telefone não tocou, o senador mineiro decidiu não desembarcar em São Paulo.
Vai que O tucano José Henrique Reis Lobo tenta se viabilizar para a Secretaria de Cultura de João Doria, mas o prefeito eleito ainda nutre esperança de ter André Sturm, diretor do MIS, no cargo.
Descrição: apode2111painell
À la Enéas Além dos grupos de trabalho, a primeira reunião do Conselhão de Michel Temer nesta segunda-feira (21) reservou 70 minutos para intervenção dos 96 conselheiros. Se todos falarem sem pausas, cada um terá a enormidade de 44 segundos.
Bater lata Diante do provável discurso do governo em defesa das reformas da Previdência e trabalhista, sindicalistas do Conselhão dizem rejeitar o papel de claque: “Começa com muito espaço para quem tem a caneta e sem o risco de contestação”.
Não cuspirás Até correligionários avaliam que Jean Wyllys (PSOL-RJ) deve receber pelo menos uma reprimenda do Conselho de Ética por ter cuspido em direção a Jair Bolsonaro (PSC-RJ) no dia da votação do impeachment de Dilma Rousseff.
Relações O colegiado tem hoje maioria mais alinhada ao parlamentar do PSC
Ministro é acusado de interferência
- Temer mantém Geddel ministro após acusações de pressão por obra na BA.
- Maioria da comissão de ética apoia investigar Geddel, sessão é adiada.
- Temer respeitará decisão do IPHAN,diz novo \ministro da Cultura.
Ex – governador do RJ preso
- Justiça nega pedido de Cabral para sair da cadeia.
-Desembargador rejeitou pedido de Habeas Corpus do politico carioca
- Procurador diz está sendo cerceado.
- Ex-governador preso
- PR expulsa deputada federal Clarissa filha de Anthony Garotinho.
Projeto de Lei contra corrupção
- Medida para punir juiz tem apoio de maioria na comissão da Câmara.
Gestões Covas, Alckmin e Serra
- Procuradoria deve denunciar cartel do Metrô e dos trens em São Paulo.
 
Descrição: Comissão de Ética abre processo para investigar conduta de Geddel
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
A Comissão de Ética Pública da Presidência decidiu, por unanimidade, abrir um processo de investigação do ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima no caso que acarretou a demissão do ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero. Geddel foi acusado por Calero de tentar intervir na decisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de proibir a construção deum prédio de 30 andares em área tombada de Salvador. De acordo com o G1, a sindicância aberta pela Comissão de Ética vai analisar a suposta pressão feita pelo ministro, que comprou um apartamento no empreendimento. Mesmo com a polêmica, o presidente Michel Temer decidiu manter Geddel no cargo. Dos 7 integrantes da comissão, 5 já haviam votado a favor da abertura da investigação, mas um deles pediu vista, o que adiaria a decisão para o dia 14 de dezembro. Porém, o próprio Geddel teria pedido aos conselheiros que analisassem o caso de forma acelerada.  "Liguei para o presidente da Comissão e pedi para que fosse revista a iniciativa de adiar a decisão sobre o processo. Vamos fazer isso logo", contou.
Segunda, 21 de Novembro de 2016 - 17:30
por Fernando Duarte
Descrição: Permanência como ministro mostra força de Geddel frente a nova crise do governo Temer
Foto: Lula Marques / AGPT
Desde antes da ascensão de Michel Temer ao Palácio do Planalto, o então – e apenas – presidente do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, não se esquivou de bradar ter certa ascendência sobre o vice-presidente. Se apresentava como amigo pessoal de Temer e foi um dos representantes maiores da ala do partido que lutou pela cisão com o PT de Dilma Rousseff, antes mesmo do processo de reeleição da petista se consolidar. Foi fiel a Temer, fiador do impeachment dentro do partido e consolidou-se como articulador do governo frente ao Congresso Nacional. A posição veio da habilidade política herdada do pai, o ex-deputado Afrísio Vieira Lima, e também da experiência de deputado federal por quase 20 anos. Diante da crise instalada após a denúncia do ex-ministro Marcelo Calero de que Geddel teria tentado influenciar decisões técnicas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por interesses pessoais, o político baiano pareceu na berlinda. Desde sábado (19), quando Calero tornou público o tema, analistas políticos sugeriram que Geddel cairia. Dois dias depois, quando a comissão de ética da Presidência da República por unanimidade instalou investigação sobre o tema, Temer avisou, por meio do porta-voz do Planalto, que Geddel fica como ministro da Secretaria de Governo (veja aqui). O baiano provou ter influência sobre o atual comandante do executivo federal. E o governo preferiu manter a imagem arranhada frente a iminente crise ao invés de trocar um dos principais peões no xadrez político de Brasília.
Fonte:bahianoticia (as duas publicações acima)
 

Nenhum comentário: