sábado, 5 de novembro de 2016

Noticias importantes - 04 e 05.11.2016.


POSTAGENS DO BAHIAECONOMICA

 


Descrição: http://www.bahiaeconomica.com.br/ckfinder/userfiles/images/randolfe.jpg
 

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) relatório do projeto de lei que determina o fim do foro privilegiado para políticos. 

 

O parecer pede o fim do foro para promotores, juízes, deputados, senadores, ministros, procuradores, prefeitos, deputados distritais e estaduais, conselheiros dos Tribunais de Contas, conselheiros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, além do próprio presidente da República. 

 

A proposta ainda não tem previsão para ser votada no senado. (Estadão)


Descrição: http://www.bahiaeconomica.com.br/ckfinder/userfiles/images/arraial.jpg
 

Uma empresa com uma série de passivos judiciais será responsável por patrocinar um evento da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) que reunirá milhares de juízes, entre eles a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, e o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos julgamentos da Operação Lava Jato em primeira instância, em um resort cinco estrelas em Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, na Bahia, cuja diária custa R$605.

 

A Veracel Celulose, uma das organizadoras do VI Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje) já foi condenada por por crimes ambientais, trabalhistas e fiscais. 

 

A empresa recorre, mas já foi condenada em segunda instância em um processo que trata do não pagamento de IPTU em Belmonte no interior da Bahia, cidade que ocupa o número 4.198 no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios brasileiros, ficando entre os piores do país. A empresa também move dezenas de ações, boa parte delas de reintegração de posse de parte de suas terras.

 

Além da presidente do STF e de Moro, haverá um talk show com Gherardo Colombo, membro da Suprema Corte Italiana que atuou na Operação Mãos Limpas. O ministro Ricardo Lewandowski, também do Supremo, faria a abertura do evento na última noite. O evento também contará com show da cantora Ivete Sangalo no sábado (5) e é apoiado pela Caixa Econômica Federal e pela estatal baiana Bahiagás.(Metro1)


 Descrição: http://www.bahiaeconomica.com.br/ckfinder/userfiles/images/WhatsApp%20Image%202016-11-04%20at%2010_58_00%20(3).jpeg


A obra viária executada pelo governo baiano para interligar a Avenida Luís Viana Filho (Paralela), na altura do Trobogy, com a Rua Artêmio Castro Valente, próximo ao Estádio Manoel Barradas, o Barradão, já tem aproximadamente 50% dos serviços executados. O governador Rui Costa conferiu, na manhã desta sexta-feira (4), o andamento da Via Expressa Paralela-Barradão, que está na fase de terraplanagem, drenagem e pavimentação.

“Esta é uma obra extraordinária. São quatro pistas que vão ligar a Paralela ao estádio. E, mais importante que isso, será o acesso às diversas comunidades da região. Esses moradores passam a ter uma via de acesso fácil, que, ao final, contará com uma estação do metrô. Essa obra se soma ao projeto das avenidas 29 de Março e Gal Costa, formando uma integração transversal de Salvador, ligando a orla atlântica, o subúrbio, o miolo da BR 324 e as linhas 1 e 2 do metrô”, destacou o governador.

A intervenção, que conta com um investimento de R$ 35 milhões, vai beneficiar 500 mil moradores de bairros como Canabrava e Nova Brasília, além de garantir maior fluidez ao trânsito do local e, principalmente, facilitar a acessibilidade de torcedores do Vitória durante os jogos do clube no Estádio Barradão.

Outra vantagem proporcionada pela via será a facilidade que os moradores da região terão para se deslocar até a estação Trobogy do metrô, quando entrar em operação a linha 2 do sistema metroviário, assim como facilitará a conexão à futura Avenida 29 de Março, pela Via Regional e Sete de Abril, e à Avenida Gal Costa, através do bairro de Pau da Lima.

A via terá sete metros de largura e 3,68 quilômetros de extensão. Entre as intervenções que estão sendo executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), estão duas faixas de tráfego em cada sentido, calçadas (passeios) com 1,5m e canteiro central. O novo acesso ganhará, ainda, microdrenagem, iluminação pública, sinalização viária e obras de urbanização e paisagismo. A previsão é que os trabalhos fiquem prontos no segundo semestre do próximo ano
.

 


Descrição: http://www.bahiaeconomica.com.br/ckfinder/userfiles/images/fhc(16).jpg


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) rechaçou a tese de que poderá novamente ser candidato ao Palácio do Planalto. O tucano tratou o assunto como um "despropósito" e defendeu a necessidade de uma renovação profunda nos quadros da política, não só de nomes, mas geracional.

A fala é uma resposta a um movimento iniciado por um de seus mais antigos assessores, Xico Graziano. Em artigo publicado na Folha desta quinta-feira (3), Graziano defendeu a candidatura de Fernando Henrique em 2018 e foi além, apontando FHC como a melhor opção caso o governo de Michel Temer seja interrompido pela Justiça Eleitoral.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) analisa uma ação iniciada pelo PSDB após as eleições de 2014, na qual o partido questionava o abuso de poder econômico e político na campanha em que Aécio Neves (PSDB-MG) foi derrotado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

O alvo da ação, porém, não é apenas a petista, mas a chapa que disputou a eleição. Uma condenação, portanto, poderia atingir o presidente Michel Temer. Se isso ocorrer após a metade do mandato, ou seja, a partir de janeiro, o novo presidente será eleito de forma indireta pelo Congresso.

"Seria Fernando Henrique, com certeza. Ele prepararia o caminho rumo ao porvir", afirma Graziano. O texto causou espanto no Planalto e no Congresso. A bancada do próprio PSDB reagiu ao artigo dizendo que ele enfraquecia o governo e estimulava a desconfiança. Em sua página na internet, FHC se apressou em dizer que "jamais" cogitou concorrer novamente e que ninguém o "consultou sobre o tema". (Folha
)

Campeonato brasileiro da série “B”

No Serra Dourada o Bahia vence o Vila Nova por 1 x 0 e temporariamente assume a 3ª colocação com 56 pontos ganhos.

Partida equilibrada com o Bahia logo aos seis minutos abre o escore através de Juninho em cobrança de falta em jogada ensaiada com certeiro chute rasteiro no canto do goleiro do Vila. Daí em diante em partida morna e sem grandes lances de área, com o Vila Nova mostrando atitude, empenho, vontade e o Bahia procurando se resguardar e sair com o triunfo na casa do adversário, fato que tem sido muito difícil no atual campeonato.

Ao final do 1º tempo Guilherme Teixeira que já tinha cartão amarelo, derrubou faltosamente Juninho ganhou novo amarelo e a seguir o vermelho e foi excluído foi jogo.

No 2ª tempo quando tudo parecia ficar mais fácil por ter mais um jogador no campo de jogo o Bahia tomou verdadeiro sufoco do time da casa que abusou de perder oportunidades de gol por falta de sorte, falta de competência não aproveitando os inúmeros equívocos e erros cometidos pelo time baiano em falhas de marcação, cobertura e atenção.

Em verdade o Bahia até perder por expulsão Moisés foi um time bisonho, beirando a mediocridade levando em conta a distância de valor salarial entre os elencos do time baiano e o Vila Nova de Goiás.

Após a saída de Moisés por expulsão, o time local fez uma partida buscando a todo custo o empate, com o Bahia se defendendo e a torcida torcendo para que o jogo chegasse ao fim.

O Bahia terá como desfalques para o próximo jogo Moisés, e Régis.

Hoje partidas de suma importância para os interesses do Bahia darão prosseguimento ao campeonato destacando Brasil de Pelotas X Vasco // Atlético de GO X Goiás // CRB X Náutico e Avaí X Paraná, que poderão ajudar ao tricolor a permanecer ou não na zona dos classificados.

O time do Bahia não teve uma boa atuação, mais foi muito proveitoso o resultado ganhando os três pontos.

Nenhum comentário: